Incêndio mobiliza bombeiros do Sudoeste e do Oeste

Prioridade dos bombeiros que atuam em incêndio em Quedas do Iguaçu é resguardar residências próximas a mata

Marcilei Rossi e Paloma Stedile

Com as temperaturas elevadas e a escassez de chuvas, aumenta a incidência de incêndios ambientais nas regiões oeste e sudoeste do Paraná.

No momento, o principal foco de combate as chamas, está sendo em Quedas do Iguaçu, na região centro-oeste do estado, onde desde o domingo (26), vários focos de queimadas são registrados.

No município, desde novembro, o trabalho vem sendo uma constante do Corpo de Bombeiros Comunitário e da Defesa Civil, contudo, com os mais recentes focos de incêndios e um certo descontrole, uma vez que os locais de queimadas aumentam a todo o momento, também passou a ser necessária a atuação de bombeiros militares.

O efetivo que na segunda-feira (27) era de integrantes do grupamento de Cascavel, ganhou corpo nessa terça-feira (28), com o deslocamento de membros dos subgrupamentos de Francisco Beltrão e Pato Branco.

De acordo com o tenente Eduardo Langner do 4º Grupamento de Cascavel, com a chegada das equipes do Sudoeste, 12 bombeiros militares combatiam as chamas nessa terça, além de combatentes do Corpo de Bombeiros Comunitário de Quedas do Iguaçu e agentes da Defesa Civil daquele município e de Espigão Alto do Iguaçu, o que totalizou um efetivo de 22 combatentes.

Atualmente, os focos de queimadas estão às margens da Usina de Salto Osório, no rio Iguaçu. “São múltiplos de incêndios. São em áreas de lavouras, em reserva protegidas, e nosso objetivo principal neste momento, é resguardar as residências que estão próximas da vegetação”, afirma o tenente, ao relatar que somente na segunda, foram protegidas 23 famílias de forma direta. Segundo os bombeiros, até o momento nenhuma propriedade sofreu danos. 

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Conforme boletim divulgado pelo 4º Grupamento no início da noite desta terça. “Com o auxílio de satélites e o monitoramento via helicóptero da região, foram atualizados os mapas dos focos e estabelecidas linhas de ação e combate direto, sendo constatado até o momento de uma área de aproximadamente 600 hectares atingidos.”

Com este panorama, as equipes permanecerão em Quedas do Iguaçu nesta quarta-feira (29).

Causas

As causas do incêndio ainda foram reveladas de forma oficial, o que demanda de um laudo pericial. Contudo, indícios apontam para ação humana, por se tratar de múltiplos focos.

Ainda de acordo com os bombeiros, mesmo em se tratando de ação humana, deverá ser averiguado se a ação foi proposital, ou se iniciou em uma queimada de área de lavoura e se alastrou.

Divulgação Corpo de Bombeiros

Chuva

Dados do Simepar para Quedas do Iguaçu nesta quarta, apontam a umidade relativa do ar em 20%, o que pode contribuir com novos focos de queimadas.

Para o município, o Simepar prevê mínima de 20ºC e máxima de 33ºC, podendo ser registrado chuvas e pontos isolados ao longo dia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta