Reciclagem, Conscientização Ambiental para Mudar Vidas

Muitas pessoas sabem que existem formas de reciclagem de vários materiais, mas nem sempre sabem o que fazer com essa informação, e foi pensando nisso que o Rotary Clube de Pato Branco-Amizade buscou inspiração para o Projeto Seu Lacre + Tampinha do Bem.

Em meados de maio do ano de 2018, inspirado em um projeto similar divulgado em uma edição da revista Rotary Brasil (http://revistarotarybrasil.com.br/), que o clube deu início ao projeto de arrecadação, com intuito de retirar esses materiais do meio ambiente e ainda fazer a troca dos produtos de reciclagem por cadeiras de rodas a serem doadas para pessoas com necessidade na nossa comunidade.

Dentre os materiais coletados estão lacres de alumínio (de latas de refrigerante e afins), tampas metálicas (como as de garrafas de vidro), e tampas plásticas em geral, principalmente de garrafas PET. Logo após a coleta, os materiais são separados e vendidos para empresas do ramo de reciclagem, utilizando os recursos para a compra das cadeiras de rodas.

Atualmente, existem pontos de coleta espalhados por toda a cidade de Pato Branco, principalmente supermercados e escolas, aonde são deixados recipientes grandes (latões) e recipientes menores (galões de água). As empresas que se disponibilizaram a fornecer seu espaço como ponto de coleta entram em contato com integrantes do clube sempre que estão com seus recipientes cheios, e assim é feita a coleta e separação dos materiais, pelos próprios integrantes do clube.

Uma pergunta que é feita com frequência é o porquê de o projeto receber doações de lacres apenas, ao invés de toda a latinha, e a resposta para isso é bem simples: as latinhas de alumínio já tem sua coleta e destinação realizadas pelos coletores de recicláveis na cidade!

Realizando a coleta apenas dos lacres e tampinhas nós podemos fazer nossa parte na reciclagem e a aquisição de cadeiras de rodas sem interferir no trabalho dos coletores! É necessário a coleta de cerca de 220kg de tampinhas plásticas, que vai de tampas de garrafas PET, tampas de desodorantes e tampas plásticas em geral, em média 1,5 tonelada de tampinha metálica, ou aproximadamente 180 kg de lacres de alumínio para a compra de uma cadeira de rodas.

Desde seu início até hoje o projeto já possibilitou a aquisição de cerca de 20 cadeiras de rodas, que foram distribuídas para pessoas da comunidade pato-branquense que tem necessidade do seu uso contínuo.

Além do projeto proporcionar aquisição de recursos para a compra e distribuição das cadeiras de rodas, temos como objetivos a conscientização sobre a reciclagem das tampinhas e lacres (meio ambiente), e nas escolas parceiras são ministradas palestras, realizadas gincanas e outras atividades para a conscientização e coleta (educação ambiental). Por meio deste projeto são retirados esses materiais do meio ambiente sendo dado um novo propósito para eles, em transformar o que seria lixo em uma nova possibilidade de qualidade de vida para quem precisa.

Gostou do projeto? e tem interesse em participar? Você pode buscar maiores informações sobre os atuais pontos de coleta e materiais que podem ou não ser doados nas redes sociais do Rotary Clube de Pato Branco-Amizade (@rcpatobrancoamizade – Site: https://rotarypbamizade.org.br/home-clube; Facebook: https://www.facebook.com/rcpatobrancoamizade).

Legenda foto: Foto (1) Tonel para entrega de lacres e tampinhas, (2) Recolhimento num dos postos de recebimento, (3) Separação de lacres e tampinhas pelos Rotarianos e (4) Últimas 4 cadeiras adquiridas no projeto.

Crédito da foto: Rotary Club de Pato Branco-Amizade

você pode gostar também
Deixe uma resposta