Relacionamento interpessoal no mundo do trabalho

Dirceu Antonio Ruaro

Iniciamos falando de relacionamentos interpessoais entre o casal, entre os irmãos, na escola e hoje, encerrando esse tema, vamos abordar algumas questões relacionadas aos relacionamentos pessoais no mundo do trabalho.

Precisamos recordar que o relacionamento interpessoal é uma construção que inicia com o relacionamento intrapessoal, ou seja a pessoa precisa aprender, desde cedo a relacionar-se consigo mesma, conhecendo-se profundamente.

Depois vem outros relacionamentos, como falamos um deles e de muita importância é o relacionamento entre o casal, depois entre o casal e os filhos, numa sequencia familiar vem depois o relacionamento entre irmãos e demais parentes, o relacionamento na escola e, certamente o relacionamento no mundo do trabalho.

O relacionamento interpessoal no mundo do trabalho é entendido como as interações (ações entre) que ocorrem no mundo do trabalho. Entendemos que hoje, essas relações são tão importantes quanto as demais, mas especificamente são tão importantes quanto as que e exercemos em nossa família, pois, a rigor, o mundo do trabalho é onde, para muitos, passam a maior parte do seu tempo.

Por isso é tão importante ter um ambiente de trabalho que seja confortável, não apenas física, quanto emocionalmente. 

Hoje, as empresas usam muito a expressão “time” para denominar seu “grupo de funcionários” ou “colaboradores” como dizem alguns empresários, então, esse, precisa ser um ambiente corporativo extremamente saudável.

Para os especialistas na questão, o ambiente precisa ser construído e mantido sob a confiança que um deposita no outro, que sejam capazes de ouvir um ao outro, que sejam capazes de compreender e aceitar críticas e orientações, que mantenham respeito mútuo (pois cada vez mais as pessoas manifestam suas opiniões e conceitos), que o grupo (time)  seja capaz de se comunicar com precisão, que seja emocionalmente equilibrado e haja reconhecimento humano  entre os pares.

Evidentemente que na atualidade existem diversas maneiras de se considerar o relacionamento interpessoal. Existe o relacionamento interpessoal profissional no qual a colaboração profissional é de extrema importância.

Também se vive numa empresa o relacionamento interpessoal “pessoal” ou seja, muitíssimos membros do grupo de trabalho constroem sentimentos afetivos com as grandes amizades que levam os pares a convidarem uns aos outros para “compadres”, dada a confiança e estima que têm mutuamente, chegando mesmo a se considerarem “parentes”, não de sangue, mas de afetividade.

Mais recentemente, devido ao trabalho exercido na modalidade “home office” surgiu o relacionamento interpessoal virtual, pois os times podem construir rlacio9namentos interpessoais a distância. Muitas empresas, hoje, têm colaboradores que moram numa cidade e outros noutra ou até em países diferentes. que não é o mesmo do que o relacionamento

De qualquer forma, seja o tipo de relacionamento que exista é preciso entender que o relacionamento interpessoal no mundo do trabalho precisa ser saudável sob todos os pontos de vista pois pavimenta o caminho para o sucesso dos profissionais e das empresas, com maior produtividade, melhores resultados, melhores desempenhos, sentimento de união e de pertencimento e satisfação.

 Por isso, desde a família e a escola, é preciso que as pessoas aprendam que o relacionamento interpessoal saudável se dá por meio de autoconhecimento (relacionamento intrapessoal), empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro), assertividade (capacidade de ter a habilidade de expor e defender um posicionamento de forma clara, tranquila, objetiva e sem gerar conflitos, cordialidade (franqueza e amizade verdadeira) e ética.

A ética no mundo do  trabalho é o conjunto de valores, normas e atitudes que conduzem o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa. É por meio dela que um profissional apresenta comportamentos adequados ao ambiente de trabalho, sendo guiado por princípios que impactam diretamente a convivência em grupo.

Nesse sentido é preciso que cada um desenvolva habilidade interpessoais que nada mais são do que o conjunto de características comportamentais que facilitam as relações humanas, tornando a convivência mais leve e contribuindo com uma postura ética e respeitosa entre as pessoas, independentemente de suas diferenças culturais, sociais ou ideológicas.

As relações interpessoais no mundo do trabalho, são, portanto,  basicamente, pautadas na interação entre as pessoas e equipes. Para que possam garantir um ambiente agradável, é preciso estabelecer e respeitar certas regras de conduta, além de promover ações que auxiliem a empresa a atingir esse objetivo, pense nisso enquanto lhe desejo boa semana.

Doutor em Educação pela UNICAMP, Psicopedagogo Clínico-Institucional e Pró-Reitor Acadêmico UNIMATER

você pode gostar também

Comentários estão fechados.