Voluntariado faz bem à saúde

Um artigo publicado em 2017, na BMC Public Health (https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/) avaliou os benefícios do trabalho voluntário em adultos com 18 anos ou mais. Os pesquisadores se concentraram nos efeitos do trabalho voluntário em diversos aspectos da saúde dos participantes do estudo.

Entrega de cobertores e Agasalhos ( foto: Rotary Club de Pato Branco-Cristo Rei )

Além da saúde mental, também foram avaliados os efeitos sobre aspectos gerais de saúde física, satisfação com a vida atual, níveis de depressão e vida social.

O estudo investigou os efeitos de serviços voluntários praticados pelas pessoas por conta própria e também junto à alguma instituição ou outras situações.  Um dos resultados deste estudo mostrou que as pessoas que se envolvem em atividades voluntárias, por meio de instituições ou outras possibilidades, tem melhores benefícios para sua saúde do que o auto voluntariado.

Neste sentido cabe ressaltar que o voluntariado sempre esteve presente na história do Rotary. Ao redor do mundo são milhares de projetos humanitários com enfoque na promoção da paz e compreensão mundial através de projetos como o projeto “água é tempo” que leva água potável para comunidades necessitadas no Gana. Na Coreia do Sul outro grupo de rotarianos voluntários criaram um projeto que auxilia estudantes com autismo e deficiências intelectuais a adquirir habilidades para trabalhar no setor da horticultura.

No Brasil, rotarianos de Boa Vista (RR), criaram um projeto para ajudar catadores de recicláveis, um dos grupos vulneráveis durante a pandemia do coronavírus. Os catadores receberam assistência com equipamentos de proteção individual, produtos de higiene e alimentos.  O clube Cristo Rei em Pato Branco, conseguiu arrecadar cobertores e agasalhos para pessoas em situação de vulnerabilidade, aliviando o desconforto do frio para dezenas de famílias locais.

Não é incrível como além de ajudar tantas pessoas ainda é possível obter benefícios para a própria saúde quando dedicamos tempo, habilidades e recursos no voluntariado?

Você também pode fazer parte deste movimento mundial. O município de Pato Branco conta hoje com oito (8) Rotary Clubs, dois (2) Rotary Clubs Satélite, três (3) Rotaract Clubs, três (3) Interact Clubs, dois (2) Rotakids Club e um (1) NRDC. Da próxima vez que você encontrar um rotariano, não perca a oportunidade de perguntar como o clube funciona e como você pode fazer parte.

Na internet, você pode encontrar tudo o que precisa saber no site rotary.org.

Esperamos por você!

você pode gostar também
Deixe uma resposta