A vacinação contra a Covid-19 está integrada ao Calendário Nacional de Vacinação em 2024, priorizando crianças a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Desta forma, a vacinação nesta faixa etária passa a ser obrigatória.
A oficialização desta decisão ocorreu por meio da Nota Técnica nº 118/2023 do Ministério da Saúde. Conforme expresso na nota, a implementação da medida está fundamentada em evidências científicas globais e dados epidemiológicos referentes aos casos e óbitos pela doença no país.
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, todas as crianças nessa faixa etária devem ser vacinadas com o imunizante Pfizer-BioNTech.
O esquema vacinal define que as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias receberão três doses da vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda dose será de quatro semanas, enquanto o intervalo entre a segunda e a terceira dose será de oito semanas.
“Em Pato Branco a vacinação inicia na próxima semana, por enquanto o horário fica estabelecido todas as terças-feiras na Sala de Vacina Central entre 7h30 e 17h. Os pais devem comparecer portando documentação da criança e a carteira de vacinação para atualização”, explica a responsável pelo Setor de Imunização, da Secretaria Municipal da Saúde de Pato Branco, Emanoeli Stein.
O Ministério da Saúde justifica a determinação com base em dados que evidenciam uma maior frequência de casos de COVID-19 resultando em formas graves da doença, e, consequentemente, em óbitos devido a complicações, principalmente entre idosos com 80 anos ou mais e crianças menores de 1 ano de idade ao longo do ano de 2023. O estudo também revela um aumento na incidência e mortalidade pela Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pela COVID-19, observado desde 2022, especialmente entre as crianças menores de 5 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que as doses para a vacinação deste público já se encontram disponíveis nas 1.850 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 399 municípios do Paraná. Novas doses serão entregues pelo governo federal e disponibilizadas para as 22 Regionais de Saúde, e por sua vez, para os municípios.
Confira datas e horários do cronograma de vacinação contra Covid-19 em Pato Branco:
Comentários estão fechados.