A celebração de 170 anos da Polícia Civil do Paraná (PCPR) destacou a trajetória dos agentes e oferece uma justa homenagem àqueles que contribuíram significativamente para sua evolução.
O Teatro Fernanda Montenegro, localizado em Curitiba, foi palco de uma homenagem na última terça-feira 3 de outubro. Na solenidade que celebrou os 170 anos da Polícia Civil do Paraná (PCPR), o investigador Valdir de Córdova Bicudo foi exaltado com a Medalha de Ouro, maior distinção oferecida pela PCPR, pelos seus 41 anos de incansável serviço à instituição policial.
Entregue pelo delegado Ítalo Biancardi Neto, a medalha simboliza mais do que uma mera condecoração. Representa o reconhecimento pelo compromisso, pela lealdade e pelos relevantes serviços que Bicudo prestou na proteção e segurança da sociedade paranaense. Ao reafirmar que “a polícia é a guardiã da sociedade e da cidadania”, Bicudo evidencia o papel vital dos agentes policiais nas múltiplas facetas que envolvem a segurança e ordem públicas.
Mas o evento foi além, ao homenagear outros policiais e delegados com medalhas de bronze, prata e ouro – honras concedidas por dez, vinte e trinta anos de serviço, respectivamente. Presente no evento, o vice-governador Darci Piana celebrou a ocasião e os homenageados.
A Polícia Civil, fundada em 1853 através do decreto nº 1.237 pelo imperador Dom Pedro II, atua diretamente nas investigações criminais, conduzindo inquéritos e respondendo às demandas comunitárias. A instituição, formada por delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas, mantém uma postura ativa em garantir a ordem e segurança do estado do Paraná.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, lembrou que os resultados alcançados pela instituição vêm não só do esforço da gestão atual, mas das anteriores. Ele afirma: “Se temos hoje um bom resultado é porque o policial civil paranaense está fazendo a diferença na vida das pessoas.”
Nos últimos anos, a PCPR alcançou significativos avanços, como a ampla renovação de frota, com a distribuição de 922 viaturas em 146 municípios, o reforço no efetivo e a maior contratação de delegados da história. Além disso, a retirada de presos em delegacias e a reestruturação das carreiras também são considerados marcos recentes na história da instituição.
Hudson Leôncio Teixeira, secretário da Segurança Pública, reforçou que a PCPR tem sido “parte fundamental da estrutura que garante a segurança à população” e aplaudiu a constante busca pela excelência e o respeito com que lidam com o público.
Este evento, além de uma reverência à dedicação dos profissionais de longa data, como Bicudo, também marca uma oportunidade de inspirar novas gerações de agentes policiais a seguir uma trajetória honrosa e de vital importância para a sociedade.
Comentários estão fechados.