Max Verstappen e a Red Bull voltaram a vencer no Grande Prêmio do Japão de domingo, após sobreviverem a uma primeira volta dramática. Se distanciaram confortavelmente da dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, confirmando mais um título de construtores para a Red Bull.
Verstappen foi desafiado por Piastri e Norris na largada, mas conseguiu manter ambos atrás, navegou pelos períodos do Safety Car e do Virtual Safety Car e disparou na liderança. Cruzando a linha de chegada em primeiro pela 13ª vez nesta temporada.
Com isso, a Red Bull, matematicamente, deixou o campeonato de construtores fora do alcance de seus rivais. Reforçando sua vitória em 2022 e somando dois triunfos consecutivos. Destacando a superioridade da equipe sob a mais recente era de efeito solo da F1. Além de adicionar aos títulos de equipe que conquistaram em 2010, 2011, 2012 e 2013.
Uma batalha entre os pilotos da McLaren foi decidida em favor de Norris, que conseguiu ultrapassar na largada. Caindo atrás quando Piastri fez sua parada sob o Virtual Safety Car, mas depois mostrou ritmo suficiente para a equipe trocar de posição.
Charles Leclerc liderou a Ferrari na quarta posição, completando uma ultrapassagem ousada no rival da Mercedes, George Russell – o único líder a tentar uma estratégia de uma parada em vez de duas – pelo lado de fora nas curvas 1 e 2.
Mercedes
Nas voltas finais, Lewis Hamilton alcançou Russell que recebeu instruções para que ele o deixasse passar. O que ele concordou em fazer, após os pilotos da Mercedes terem se enfrentado roda a roda e quase colidido anteriormente na corrida.
Carlos Sainz também aproveitou os pneus desgastados de Russell para ficar em sexto atrás de Hamilton. Com Fernando Alonso da Aston Martin e os Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly – apesar de um incidente na primeira volta para o primeiro – pontuando no final.
Alpha Tauri
Com seus carros largando em nono e décimo primeiro, a AlphaTauri era uma das favoritas nos primeiros momentos. Mas perdeu força à medida que as diferentes estratégias se desenrolavam. O novato da F1, Liam Lawson, superou o favorito local, Yuki Tsunoda, chegando em 11º e 12º respectivamente.
Alfa Romeo
Zhou Guanyu foi outro que se recuperou do drama da primeira volta, terminando em 13º. Sendo o único piloto da Alfa Romeo a terminar após seu colega de equipe, Valtteri Bottas, ser empurrado para fora da pista pelo rival da Williams, Logan Sargeant.
Haas
A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, foram os últimos a terminar, em 14º e 15º respectivamente. Uma constante na temporada 2023 devido a problemas de degradação de pneus, com vários carros se retirando em diferentes momentos.
Williams
A Williams teve um duplo DNF, pois Sargeant levou seu carro de volta aos boxes após o choque com Bottas. Os organizadores penalizaram Sargeant antes da corrida e ele começou no pit lane devido às grandes alterações que fez no carro após seu acidente na classificação. Enquanto Albon abandonou com danos após seu próprio incidente na primeira volta envolvendo a Alfa Romeo.
Outro momento tenso na largada, Sergio Perez da Red Bull colidiu com Hamilton. Antes de um incidente separado com Magnussen forçá-lo a entrar nos boxes para uma segunda asa dianteira nova. Levando ao seu abandono (embora tenha reaparecido mais tarde para cumprir penalidades de tempo). Lance Stroll foi o outro piloto a se retirar devido a um problema na asa traseira de seu Aston Martin.
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