ACEPB recebe Selo de Boas Práticas contra violência à mulher

A Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) será a primeira associação comercial do Brasil a receber o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres. A entrega oficial ocorrerá no próximo sábado (14), durante a abertura da 16ª edição do Fórum da Mulher Empresária de Pato Branco, evento que reúne lideranças femininas do setor empresarial no Sudoeste do Paraná.

A cerimônia contará com a presença da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, da presidente da Faciap Mulher, Paola Batistella, da delegada Keila Mafioletti e da empresária, ativista social e atriz Luiza Brunet, que também é embaixadora do Instituto Nós Por Elas.

O Fórum da Mulher Empresária é promovido pelo Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da ACEPB, com apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). A edição deste ano tem como foco principal o enfrentamento à violência contra a mulher, abordando diferentes formas de agressão – física, psicológica e moral – e o papel das empresas no acolhimento e suporte às vítimas.

Segundo a secretária Leandre Dal Ponte, a certificação reconhece o compromisso da ACEPB com ações efetivas no combate à violência de gênero. “A ACEPB será a primeira associação comercial e empresarial do Paraná a receber o Selo, que reconhece iniciativas de combate à violência contra a mulher. Todo espaço, fórum e iniciativa pública e privada voltada ao empoderamento feminino merece ser valorizado e fomentado. É por isso que o Governo do Paraná, por meio da Semipi, se faz presente e incentiva a realização de eventos como o Fórum da Mulher Empresária de Pato Branco”, destacou.

Leandre também ressaltou a importância do ambiente corporativo no enfrentamento à violência. “Quando pensamos que alguns casos envolvem o ambiente de trabalho, em que agressor e vítima podem conviver por até oito horas diárias, fica evidente a necessidade de empresas se tornarem agentes ativos na rede de cuidado. Isso inclui ações de RH, canais de denúncia e estratégias de comunicação não violenta”, completou.

A presidente do NUME, Keila Hostapiuk, explicou que uma das propostas do fórum é ajudar as empresas a lidarem com situações de violência após a sua identificação. “Queremos abordar não só a violência física, mas também a psicológica e a moral. Uma das novidades desta edição é o foco em orientar empresas sobre como agir após tomarem conhecimento de um caso envolvendo uma colaboradora”, explicou.

A programação inclui palestras, apresentações artísticas, premiações, sorteios e espaços de networking, como almoço e coffee break. O evento também conta com o apoio do Sebrae/PR, parceiro da ACEPB em diversas ações voltadas ao empreendedorismo feminino. A expectativa é reunir cerca de 250 mulheres de Pato Branco e região.

As inscrições estão abertas no site da ACEPB e no Instagram do Núcleo da Mulher Empresária.

Reconhecimento nacional

O Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres foi criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto NPE. A iniciativa reconhece publicamente empresas e instituições comprometidas com a prevenção e enfrentamento da violência de gênero. Em 2024, o Governo do Paraná aderiu formalmente à certificação por meio da Semipi, com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da própria ABNT.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.