A Prefeitura de Pato Branco vai interditar, a partir de segunda-feira (14), a via de acesso ao Bairro Pagnoncelli, na região do COAPB, para iniciar movimentações de terra da ampliação do terminal do aeroporto. Moradores usarão uma estrada provisória cascalhada, cujas condições geraram reclamações sobre lama, buracos e segurança.
O secretário municipal de Engenharia e Obras, Marcelo Tonello dos Santos, confirmou que a alternativa permanecerá em funcionamento até a abertura e conclusão da Rua Saul Viganó. Segundo ele, o Município ainda aguarda liberações necessárias para iniciar o processo de abertura e a licitação da obra.
A Prefeitura reconhece as reclamações dos moradores sobre as condições do desvio. Tonello afirmou que a administração pretende realizar manutenção durante o período em que a estrada for utilizada.
Desvio será apenas cascalhado, diz secretário
Segundo Marcelo Tonello dos Santos, não está prevista pavimentação da via provisória. O acesso será mantido com cascalho enquanto o Município trabalha na implantação da solução definitiva.
“A via alternativa será somente cascalhada e permanecerá em uso até que a Rua Saul Viganó seja aberta e finalizada. Atualmente aguardamos as liberações necessárias para dar início ao processo de abertura e à licitação da obra”, informou o secretário.
A manifestação esclarece uma das principais dúvidas apresentadas pelos moradores, mas ainda não estabelece prazo para a abertura da Rua Saul Viganó.
Fechamento permitirá movimentação de terra no aeroporto
A interdição da atual via de calçamento está relacionada diretamente à ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto Municipal Professor Juvenal Cardoso.
“Será necessário fechar a via para iniciar as movimentações de terra da obra do terminal do aeroporto”, explicou Tonello.
A mudança no trânsito foi anunciada pelas secretarias municipais de Engenharia e Obras e de Mobilidade e Transportes. Durante a intervenção, o Município informa que o acesso alternativo estará sinalizado.
Pato Branco reforça cuidados diante de temporais severos
Condomínio da Pessoa Idosa de Pato Branco terá 40 casas
Prefeitura reconhece reclamações e promete manutenção
Moradores procuraram o Diário do Sudoeste para relatar problemas na estrada provisória. As reclamações incluem lama em períodos de chuva, poças, buracos, pedras soltas, ausência de acostamento adequado e baixa visibilidade para entrar e sair do bairro.
Questionado sobre as condições, o secretário afirmou que o Município está ciente das manifestações.
“Temos ciência das reclamações dos moradores quanto à via alternativa e reforçamos o compromisso de manter a manutenção em dia para garantir o tráfego durante esse período”, afirmou Marcelo Tonello dos Santos.
A resposta da Prefeitura indica que a manutenção será realizada enquanto o desvio estiver em funcionamento, mas não detalha a frequência dos serviços nem intervenções específicas previstas para melhorar a segurança no acesso.
Moradores relatam lama e falta de visibilidade
Uma moradora afirma que as condições atuais dificultam a circulação e pede que o Município melhore a estrada antes do fechamento da via de calçamento.
“Essa entrada provisória está um caos, uma lama para sair, não tem acostamento. Pode ser provisória, mas para nós que moramos no bairro acho que deveriam dar mais atenção, porque não está nada legal esse desvio”, relatou.
Ela também reclama dos buracos e da falta de estrutura adequada tanto para entrar quanto para sair do bairro. “Espero que arrumem essa ‘estrada provisória’”, acrescentou.
Outra moradora questiona por quanto tempo o acesso alternativo permanecerá em funcionamento e demonstra preocupação principalmente com motociclistas.
“Antes de gastar recursos em abrir uma estrada provisória que não tem visibilidade nenhuma para entrar no bairro, alto risco de queda para quem anda de moto por ter pedras soltas quando tem sol ou lama quando chove, deveriam agilizar a estrada definitiva”, afirmou.
Segundo ela, o Bairro Pagnoncelli já enfrenta limitações de acesso e problemas anteriores na via chegaram a dificultar a entrada e a saída dos moradores.
Comunidade apoia aeroporto, mas cobra estrutura
Outro morador afirmou ao Diário do Sudoeste que considera necessária a ampliação do terminal do aeroporto, mas critica as condições oferecidas para quem precisará utilizar o desvio.
“Ficamos extremamente felizes com a ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto Municipal, uma obra necessária que traz progresso para Pato Branco. No entanto, o sentimento da comunidade do Bairro Pagnoncelli hoje é de abandono e indignação diante da nova via provisória de acesso”, afirmou.
O relato menciona poças d’água, lama, buracos e pedras que, segundo o morador, podem provocar danos aos veículos e representar riscos para motociclistas. Também são citados transtornos provocados pela poeira e pelo barro.
“Já utilizamos uma entrada ‘temporária’ há mais de 5 anos; aceitar outro desvio precário sem prazos claros é desrespeitoso com a nossa comunidade”, declarou.
Comunidade pede pavimentação e cronograma
Entre as reivindicações encaminhadas por moradores está a aplicação de calçamento ou pavimentação asfáltica na estrada provisória. Como alternativa, a comunidade pede cascalhamento de qualidade e compactação para reduzir a formação de lama e buracos.
A resposta do secretário, porém, confirma que a previsão do Município é manter a via provisória somente cascalhada, com serviços de manutenção durante sua utilização.
Os moradores também pedem prioridade para a abertura e pavimentação definitiva da Rua Saul Viganó e a divulgação de um cronograma oficial para execução da obra.

Deixe um comentário