Como acompanhar o Eclipse Lunar na segunda-feira

Na madrugada desta segunda-feira (25), os olhos do Brasil serão direcionados para o céu, pois um espetáculo celestial está prestes a acontecer: um eclipse lunar penumbral. Este fenômeno, que não exige equipamentos especiais para ser observado, promete encantar tanto os amantes da astronomia quanto os curiosos pelo universo.

O eclipse lunar penumbral, marcado para iniciar às 1h53, horário de Brasília, atingirá seu ápice às 4h12, proporcionando um momento de contemplação único. A visibilidade do evento dependerá das condições climáticas e da disposição dos observadores em permanecer acordados durante a madrugada.

Ao contrário dos eclipses solares, que requerem proteção ocular específica, o eclipse lunar pode ser apreciado a olho nu. No entanto, para uma experiência mais detalhada, binóculos ou telescópios podem ser utilizados.

Embora a porção oeste do Brasil tenha uma posição privilegiada para observar o fenômeno em sua totalidade, outras regiões, incluindo capitais como Brasília e Rio de Janeiro, ainda desfrutarão de uma boa visão, com apenas uma pequena parte da Lua permanecendo fora da sombra da Terra.

O eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se alinha quase perfeitamente com o Sol e a Terra, adentrando uma região de penumbra, onde a sombra terrestre é parcial. Esse fenômeno sutil, às vezes imperceptível para os desatentos, adiciona um toque de mistério ao espetáculo celestial.

Além deste evento, astrônomos amadores e entusiastas do céu terão outras oportunidades de testemunhar eclipses lunares nos próximos anos, incluindo um eclipse lunar parcial em setembro de 2024 e um eclipse lunar total em março de 2025, que promete tingir a Lua de tons avermelhados característicos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.