Macarrão à carbonara não tem creme de leite. Veja receita

No dia 6 de abril, amantes da culinária italiana em todo o mundo celebram o Dia Mundial do Carbonara, uma data perfeita para homenagear esse clássico prato de massa, apreciado por sua simplicidade e sabor rico. Para comemorar a ocasião, o chef Antonio Maiolica, do restaurante Temperani Cucina em São Paulo (SP), compartilha sua receita original de macarrão à carbonara, conhecida por sua textura cremosa e autenticidade.

A verdadeira receita de carbonara, conforme destacado pelo chef Maiolica, se distingue por sua simplicidade e pela ausência de creme de leite, um ingrediente comumente adicionado nas versões adaptadas do prato. O segredo de um excelente carbonara “raiz” reside em seu creme à base de ovos, que, quando combinado corretamente com o restante dos ingredientes, resulta em uma textura suave e envolvente.

Essa delícia italiana é uma prova de como pratos tradicionais podem ser ao mesmo tempo simples de preparar e surpreendentemente saborosos. Em comemoração ao Dia Mundial do Carbonara, que tal se aventurar na cozinha e preparar uma versão autêntica dessa massa amada mundialmente? Ao seguir a receita do chef Maiolica, você poderá trazer um pedaço da Itália para sua mesa e deliciar-se com os sabores ricos e cremosos que tornam o carbonara um favorito atemporal.

Lembre-se, a chave para um carbonara perfeito está na qualidade dos ingredientes e na técnica de preparo. Com um pouco de prática e paixão pela culinária italiana, você pode criar uma refeição que não só homenageia a tradição, mas também encanta paladares. Buon appetito!

Receita de macarrão à carbonara do chef Antonio Maiolica

Ingredientes

  • 50 g de guanciale (bochecha do porco) cortada em cubos
  • 100 g de massa tipo espaguete
  • 3 gemas de ovos caipiras
  • 20 g de queijo parmesão
  • 15 g de queijo pecorino
  • Pimenta preta a gosto
  • Sal a gosto 

Modo de preparo

Coloque o guanciale em uma frigideira em fogo baixo e deixar a gordura derreter aos poucos. Dessa forma, o guanciale fica crocante por fora e suculento por dentro. Enquanto isso, adicione a massa na água até ficar al dente. Em uma tigela, coloque as gemas, sal, queijo pecorino, queijo parmesão e pimenta. Misture tudo. Quando a massa ficar pronta, adicione-a, junto com a mistura da tigela, na frigideira. Misture. Caso seja necessário, adicione um pouco de água do cozimento para ajudar a massa a ficar mais cremosa. Para finalizar, monte a massa no prato. Adicione mais queijo pecorino e pimenta preta por cima. Sirva.

Acesse o link abaixo e veja o Chef Antonio Maiolica preparando um rigatoni à carbonara

https://www.instagram.com/p/C5YlloCOy6e

você pode gostar também

Comentários estão fechados.