O significado do cansaço

Muitas pessoas vivem cansadas. Cansaço está ligado a esforço. Se alguém está cansado é porque se esforçou, deu de si trabalho duro. A vida foi para ele um esforço e às vezes até um tormento. Ele trabalhou muito e por isso se cansou. O dicionário define cansaço como: cansado é aquele que se encontra esforço e queixa. Na linguagem antiga não significava apenas a sensação física e emocional de fadiga após um esforço, mas também a fraqueza do ser, a miséria e a sensação de aperto na presença dos outros. O significado da palavra cansado se desdobra em muitas situações. Não só as pessoas ficam cansadas, mas mãos ficam cansadas, os joelhos ficam cansados. O profeta Jeremias dizia que Deus promete alívio para todas as almas cansadas. Um coração cansado anseia por descanso. O trabalho cansa, mas a melancolia, a viagem também cansa.
Um autor de uma peça teatral dizia assim: alguns estão cansados da tristeza, outros estão cansados demais para ficarem tristes, cansados para qualquer coisa. A tradição espiritual compreende o cansaço de outro modo, observando-o como uma chance de mudar não só a vida. A ideia do cansaço pode nos levar a temas essenciais da vida espiritual, tais como o ócio, a contemplação, a receptividade, a vida na graça e humildade, a obediência ao ritmo da alma e do corpo. Por isso, o nosso cansaço pode nos ajudar a descobrirmos valores importantes.
Não se trata de lutar com o cansaço, e sim de conviver com ele e vê-lo como um amigo que nos conduz a nossa própria verdade e ao mistério de Deus e da humanidade.

Diante disso, cada um pode se perceber no estado que está e a partir da percepção do cansaço que tem, dizer: “eu provavelmente posso também viver de um jeito diferente, perceber mais a importância da contemplação, do silêncio, do ócio, da gratuidade, do repouso…” Isso nos tornará muito melhores. Pense nisso!

Padre Ezequiel Dal Pozzo

você pode gostar também
Deixe uma resposta