Assembleia Itinerante realiza sessão especial em Campo Mourão

A cidade de Campo Mourão recebeu pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (5), uma edição da Sessão Especial da Assembleia Itinerante, programa de interiorização do Poder Legislativo estadual. O evento ocorreu durante a Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), uma das maiores da região, reunindo parlamentares, representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada para debater demandas locais e regionais.

A 23ª edição da Assembleia Itinerante teve como objetivo aproximar o Parlamento da população, promovendo diálogo direto entre os deputados e os moradores. A programação incluiu ainda a entrega de homenagens a personalidades com atuação de destaque em diversas áreas.

Apoio ao agronegócio

Durante a abertura, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), destacou o protagonismo da Casa e a importância do evento para fortalecer o vínculo entre os Poderes e os paranaenses.

“A Assembleia está presente em todas as regiões do Estado. Viemos prestigiar a força do agronegócio e ouvir as principais demandas da população. Além disso, anunciamos a instalação de uma unidade da TV Assembleia na Unespar de Campo Mourão, fortalecendo a transparência e o acesso às informações legislativas”, afirmou Curi.

O secretário estadual da Agricultura, Marcio Nunes, enfatizou a parceria entre o Governo do Estado e o Legislativo.

“Com o apoio da Assembleia, vamos ampliar convênios que promovam o aumento da produtividade e a melhoria da fertilidade do solo no Paraná”, disse.

Defesa das Apaes e da educação especial

Os deputados Bazana (PSD) e Evandro Araújo (PSD) se posicionaram contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796, movida pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. A ação questiona duas leis estaduais que garantem o suporte à educação especial em entidades como as Apaes.

“Não há risco de avanço. A chance de essa ação prosperar é zero”, declarou o deputado Delegado Jacovós (PL).

Os parlamentares reforçaram o apoio à educação inclusiva complementar, destacando o papel social das entidades filantrópicas.

Assembleia Itinerante

O parlamentar Anibelli Neto (MDB) elogiou o projeto de interiorização da Assembleia e disse ter orgulho de ter participado de várias delas, destacando a edição de Campo Mourão, a mais prestigiada desde o início do projeto. 

Dr Lêonidas (CDN), deputado estadual, destacou a aproximação da Assembleia Legislativa com a população. “Não é por acaso que o sucesso do evento é grande”. Já o deputado Jairo Tamura (PL) disse que espera que a interiorização continue garantindo a proximidade com a população e garantiu que o projeto contra as Apaes não avançará.

Aroldo Galassini, presidente da Coamo, classificou o dia como histórico para o município, e declarou seu apoio em defesa das Santas Casas e das Apaes. Fátima Nunes, vice-prefeita, agradeceu a presença de todos e disse que os munícipes estão honrados com a presença do Parlamento paranaense na sua cidade.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Pepita, agradeceu a presença dos deputados e pediu que a união entre os poderes deve ser mantida. O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cezar Bronzel, disse que é um orgulho receber a Assembleia e apresentar o que nosso município produz. “Muito bom ver o presidente (Alexandre Curi) vindo conhecer o que produzimos aqui, as empresas que são daqui”, declarou.

O prefeito Douglas Fabrício agradeceu a Assembleia pela presença. “Diversas entidades e a população em geral agora podem apresentar suas reivindicações. É um momento cívico e muito importante para atender essa região de aproximadamente 500 mil pessoas”, disse.

Homenagens

Durante a solenidade, foram entregues homenagens a mais de 60 personalidades que atuam nos setores da educação, agricultura, comunicação, saúde, assistência social e empreendedorismo. Entre os homenageados estão Luciano Antônio Rosa (Apae de Campo Mourão), padre Adilson Naruishi, Cesar Augusto Bronzel, Ricardo Calderari e Ilivaldo Duarte de Campos, entre outros.

Deputados como Maria Victoria, Alexandre Amaro, Anibelli Neto, Dr. Leonidas, Evandro Araújo, Jairo Tamura, Luis Corti, Marcio Pacheco, Ricardo Arruda e Luiz Claudio Romanelli também participaram da entrega das menções honrosas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.