A cidade de Pato Branco foi confirmada como sede de uma sessão da Assembleia Itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), durante a 19ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco (Expopato), que será realizada em novembro de 2025.
O anúncio oficial ocorreu nesta sexta-feira (16), durante visita do presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), ao município. Ele esteve acompanhado pelo secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, e pelos deputados estaduais Antonio Anibelli Neto (MDB) e Ademar Traiano (PSD).
A confirmação reforça o protagonismo regional de Pato Branco e amplia o diálogo entre o Legislativo estadual e a população local. A Assembleia Itinerante tem como objetivo levar o Parlamento paranaense ao interior do estado, aproximando os deputados da sociedade civil, ouvindo demandas e promovendo a transparência institucional.
Durante o encontro, organizado pelo prefeito Géri Dutra, estiveram presentes os vereadores Fabrício Preis de Mello, Rodrigo Correia (Chupim), Claudemir Zanco (Biruba) e Eduardo Dalla Costa. Também participaram representantes da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), do Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) e da Sociedade Rural de Pato Branco (SRPB), entidades organizadoras da Expopato, além de secretários municipais, diretores de departamentos e membros da imprensa.
Em seu discurso, o presidente da Alep destacou que o Paraná vive um momento de estabilidade política e crescimento econômico. Curi também ressaltou que a Assembleia Legislativa foi reconhecida com o selo diamante em transparência pública, fruto de um trabalho contínuo voltado à inovação e à sustentabilidade nos últimos dez anos. Também reafirmou o compromisso assumido durante a campanha municipal de 2024, onde garantiu recursos para a construção da nova prefeitura, obras do aeroporto entre outras. Ressaltou também o início da operação do pedágio, que preve a duplicação da rodovia que liga o Sudoeste, ao Oeste do Estado.
O prefeito Géri Dutra celebrou a parceria com o Governo do Estado e com os parlamentares, enfatizando que as obras e investimentos defendidos pela gestão municipal têm como foco o benefício direto à população. “É essencial manter o alinhamento com o Governo do Estado, representado pelo governador Ratinho Junior e pelos secretários estaduais, com aopio dos deputados”, afirmou.
Já o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná Santin Roveda, destacou a necessidade de ampliar os investimentos em segurança pública, assegurando que o município terá sua colaboração para promover mais qualidade de vida à população. “Queremos uma Pato Branco segura e com qualidade de vida”, pontuou.
O deputado Ademar Traiano afirmou que o projeto em desenvolvimento pretende tornar a região Sudoeste um modelo para o Paraná, impulsionando o crescimento de toda a população local.
Antonio Anibelli Neto, por sua vez, reforçou seu compromisso histórico com a região. “Assim como meu pai e meu avô, sigo trabalhando para destinar recursos e fomentar o desenvolvimento do Sudoeste, com atenção especial a Pato Branco, cidade referência em diversos setores”, declarou.
“A realização da Assembleia Itinerante durante a Expopato consolida Pato Branco como um polo para o desenvolvimento regional, abrindo espaço para novas oportunidades de diálogo, investimento e participação cidadã”, concluiu Géri Dutra.
Comentários estão fechados.