Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta-feira (16), o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. A detecção de gripe aviária ocorreu em um matrizeiro de aves no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, marcando um evento inédito no sistema de avicultura comercial do país .

Impacto nas exportações e medidas adotadas

Em decorrência do caso de gripe aviária, o Brasil suspendeu temporariamente as exportações de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. A decisão visa preservar a imagem do produto brasileiro no mercado internacional e acelerar o processo de retomada das vendas externas após o controle do surto.

Além disso, países como China e membros da União Europeia já haviam imposto restrições à compra de carne de frango brasileira. A China suspendeu as importações por 60 dias, conforme previsto nos protocolos sanitários acordados entre os países.

Segurança alimentar e riscos à saúde humana

O Mapa esclareceu que a influenza aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população pode manter-se tranquila quanto à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é considerado baixo e, em sua maioria, ocorre entre profissionais com contato intenso com aves infectadas .

Medidas de contenção e estado de emergência

Foram adotadas medidas de contenção e erradicação do foco, conforme previsto no plano nacional de contingência. O município de Montenegro foi colocado em estado de emergência zoossanitária por 60 dias, abrangendo uma área de 10 quilômetros ao redor do estabelecimento afetado.

O Mapa está realizando a comunicação oficial às cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil. O Serviço Veterinário brasileiro está treinado e equipado para o enfrentamento da gripe aviária.

Repercussões internacionais

A confirmação do caso levou a suspensões de importações por parte de outros países. A Argentina suspendeu as importações de produtos e subprodutos de origem aviar procedentes do Brasil, mantendo apenas a entrada de aves de um dia e ovos férteis provenientes de compartimentos certificados como livres da doença.

A União Europeia também suspendeu as exportações de carne de frango de todo o Brasil, conforme protocolo de exportação acordado entre o país e o bloco europeu.

Contexto global da influenza aviária

Desde 2006, os casos de IAAP têm ocorrido principalmente na Ásia, África e no norte da Europa. O Brasil havia registrado casos de gripe aviária em aves silvestres desde 2023, mas este é o primeiro foco num contexto de granja comercial.

O governo brasileiro reforça que está tomando todas as medidas necessárias para rastreamento, contenção e erradicação do foco, priorizando a transparência e a responsabilidade com a qualidade e sanidade dos produtos exportados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.