Amsop recebe encontro regional sobre empreendedorismo e educação

Assessoria


A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) foi o local escolhido para o encontro regional “Diálogos Desenvolve Paraná”, sobre empreendedorismo e educação, na sexta-feira (19). O vice-presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, que, juntamente com o tesoureiro da entidade e prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi, representou o presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, no evento.

Barreto definiu o encontro como “um dia para a troca de experiências, para qualificar ainda mais os servidores dos municípios. E a Amsop, junto com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), tem esse objetivo de fortalecer e integrar os municípios, para que o desenvolvimento seja coletivo”.

Parceria
O encontro foi organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) em parceria com o Sebrae/PR e tem por objetivos ampliar o relacionamento regional e a troca de informações entre os municípios, fomentar o uso da tecnologia e da inovação na gestão pública e apresentar soluções para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local.

“O sudoeste e o oeste do Paraná, especificamente, são duas regiões que cresceram pela força do trabalho, mas, principalmente, pela capacidade em trabalhar através do cooperativismo, associativismo e consórcios. E, é justamente essa experiência que nós queremos levar a todo o estado do Paraná”, pontuou o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller.

Empreendedorismo
Após a abertura, a gestora de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Maria Auria Mülhmann, proferiu uma palestra com o tema “empreendedorismo e desenvolvimento local”. “Através da melhoria do ambiente de negócios, acontece o fomento das micro e pequenas empresas do município, a arrecadação de impostos aumenta e a sociedade ganha em desenvolvimento e bons serviços públicos”, destacou a palestrante.

Consórcio

Na sequência, o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Educação do Paraná, professor Jacir Machado, fez uma apresentação sobre o consórcio e discorreu a respeito do novo financiamento da Educação pelos municípios, com base na Emenda Constitucional 108/2020, que tornou permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e, ainda, aumenta a participação da União no fundo, de forma gradual, de 10% para 23% até 2026.

Participação

A mesa de honra foi composta pelo vice-presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; tesoureiro da Amsop e prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi; presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller; além dos prefeitos Leonir Gelhen (Cruzeiro do Iguaçu), Vilmar Schmoller (Itapejara D’Oeste), Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul), Leila da Rocha (São Jorge D’Oeste) e Edsom Bagetti (Pérola D’Oeste).

Também participaram da mesa de honra o ex-presidente da Amsop e diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Juarez Henrichs; o presidente do Ciedepar, professor Jacir Machado; e a gestora de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Maria Auria Mülhmann.

você pode gostar também
Deixe uma resposta