Câmara solicita incentivo ao saneamento básico em locais onde não tem rede de esgoto

Na sessão ordinária de segunda-feira (14), da Câmara Municipal de Pato Branco, os vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente da Casa de Leis, Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Marcos Junior Marini (Podemos) e Thania Maria Caminski Gehlen (PP) apresentaram o Requerimento nº 187/2022, solicitando ao Executivo Municipal que realize um programa de incentivo ao saneamento básico com ações que atendam aos moradores dos bairros Vila Isabel, São Francisco e São Luiz, quanto a limpeza das fossas sépticas, e desta forma atender também os bairros que ainda não possuem rede de esgoto.

O documento ressalta que alguns bairros da cidade possuem ruas que não são atendidas pela rede de esgoto da Sanepar e por esse motivo os moradores precisam alugar caminhões para fazer o esgotamento. Já outros acabam precisando construir outras fossas no terreno, desativam as antigas e correm risco de acidentes.

“Com a realização de um programa de incentivo ao saneamento básico em nosso município, e com um diagnóstico identificando a situação atual, o poder público poderá definir algumas ações para solucionar os problemas e realizar a gestão do esgotamento sanitário, até a implantação da rede de esgoto”, enfatizaram os parlamentares através do requerimento.

Substituição da tubulação

Dentro do setor de infraestrutura, também foi apresentado em plenário, na segunda-feira (14), o Requerimento nº 192, de 2022, reiterando a solicitação feita ao Executivo Municipal para a substituição da tubulação, por uma de maior diâmetro, no córrego que nasce no bairro Vila Izabel e segue até a praça do bairro São Luiz.

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente da Casa de Leis, Januário Koslinski (PSDB), Eduardo Albani Dala Costa (MDB) e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), o requerimento reforça a solicitação de pedidos anteriores.

“Em todas as ocorrências de chuvas a água pluvial fica acumulada no local, pois a tubulação existente não tem capacidade de escoar a água, ou seja, o diâmetro dos tubos são pequenos, com isso há obstrução destes tubos e os alagamentos são inevitáveis. É de suma importância e urgência a substituição da tubulação em tela, pois a ação inibirá a ocorrência de alagamento nestes locais, proporcionando aos munícipes um ambiente limpo, saudável e seguro para se viver”, destacaram os vereadores através do requerimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta