Cirurgião dentista fala na Câmara sobre fatores de risco e prevenção do câncer bucal

O cirurgião dentista Adriano Ruaro participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, na quarta-feira (17) – Foto: Assessoria/CMPB

O cirurgião dentista Adriano Ruaro participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, na quarta-feira (17). Ele falando sobre saúde bucal, câncer de boca e o uso do narguilé e foi convidado pela vereadora e procuradora da mulher Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV).

Na oportunidade, Adriano explicou sobre a importância de exames e de ações de prevenção para evitar o câncer de boca e ressaltando a importância de hábitos saudáveis. Também falou sobre a campanha que está sendo realizada, em virtude do Novembro Vermelho, mês de prevenção ao câncer bucal, que está com o tema “Sorria para a vida”.

Segundo ele, a campanha está sendo realizada pela Fundação Hospital do Câncer Pato Branco, que está distribuindo para a população material informativo com os principais fatores de risco, que podem causar o câncer bucal, como o tabagismo e produtos derivados, inclusive o narquilé.

Também são fatores de risco, segundo ele, a má higiene bucal, consumo de bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol e infecções pelo vírus HPV. “Os sintomas são feridas, caroços e manchas na boca ou lábios, que não cicatrizam em 15 dias. Também dificuldade de mastigar, dentes amolecidos, feridas associadas a prótese dentária, ínguas ou inchaço no pescoço e assimetria facial”, destacou.

Adriano também ressaltou que o câncer bucal possui um tratamento difícil, pois são cirurgias e tratamentos oncológicos que causam diversos efeitos colaterais na boca. “Pela minha experiência é um dos tipos de câncer que mais coloca o paciente à prova, pois além de comprometer toda a alimentação e nutrição, há situações em que o paciente precisa, até mesmo, retirar a língua ou parte dela, por isso a importância de evitarmos os fatores de risco e focarmos nos cuidados”, frisou.

Prevenção

De acordo com ele, para prevenir “não fume, evite o consumo de bebidas alcoólica, cuide da higiene bucal, escovando os dentes e usando o fio dental. Também realize a limpeza de próteses dentárias, consulte um dentista, pelo menos duas vezes ao ano. Use preservativos, inclusive no sexo oral e utilize o protetor labial, ao ter contato excessivo com o sol. Em qualquer dúvida, procure um profissional para mais orientações”.

Auxílio aluguel

Na sessão de quarta (17) também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 76, de 2021, de autoria da vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), concedendo o auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica e extrema vulnerabilidade, que não podem retornar às suas casas.

O Projeto, aprovado com a Emenda nº 136, de 2021, dispõe sobre todos os critérios para receber o benefício, que tem como principal objetivo “recompor e salvaguardar as vítimas, buscando a superação do contexto frente ao fato violento, garantindo a minimização dos impactos das situações de violência, inclusive por meio de suporte social, jurídico e de saúde”.

Mietta Santiago

Nesta sexta-feira (19) será realizada a sessão solene para entrega do Título Mietta Santiago à deputada federal Leandre Dal Ponte (PV). A honraria foi proposta pela vereadora e procuradora da mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV). A cerimônia acontece às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Pato Branco, situada na rua Arariboia, nº 491, no Centro.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.