Legislativo pede agilidade na doação do terreno da Casa de Apoio do Gama

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (30), da Câmara Municipal de Pato Branco, a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) apresentou o Requerimento nº 280, de 2022, que requer ao Executivo Municipal que agilize a doação do terreno onde está edificada a Casa de Apoio do Gama, “de acordo com o compromisso assumido em reunião ocorrida no gabinete municipal”.

Segundo o documento, também participaram da reunião a presidente do Gama, Cleuza Chioquetta, voluntárias da instituição e pacientes acolhidos pela entidade.

Os vereadores Claudemir Zanco (PL) – presidente, Romulo Faggion (União Brasil) e Eduardo Albani Dala Costa (MDB) também assinaram o requerimento. “Nosso pedido justifica-se aos insistentes pedidos da diretoria e da sociedade pato-branquense, que tem a instituição como um dos seus alicerces de acolhimento e de prevenção de doenças como o câncer”, ressaltaram os parlamentares.

Transporte público

O vereador Rafael Celestrin (PSD), líder do governo na Câmara, apresentou o Requerimento nº 281, de 2022, que requer ao Consórcio Tupa que viabilize aceite de compra de créditos via cartão de crédito ou Pix, dentre outras formas.

A justificativa é de que a medida vai possibilitar ao público diferentes maneiras de realizar a compra. “Frente a alta busca de diferentes formas de recarregar o cartão de transporte por estudantes universitários de nosso município, faz-se necessário o estudo de viabilidade de se implantar tais recursos que venham a atender a demanda da sociedade”, destacou Celestrin, no documento. O vereador Marcos Junior Marini (Podemos) também assinou o requerimento.

Monitoramento

Também durante a sessão, o cidadão Ivo Kestring usou o espaço da Tribuna Livre e falou sobre “Monitoramento da cidade (vizinhança colaborativa)”. Após explicar sua atuação em segurança pública no Estado do Paraná, Ivo contou que atualmente é empresário, representante da empresa Camerite, em Pato Branco, e que, de acordo com ele, é uma eficiente ferramenta que auxilia as forças policiais, em mais de 600 municípios do Brasil.

Ele explicou que a empresa atua em duas frentes de trabalho, com o projeto colaborativo e em parceria com o Poder Público. “Aqui em Pato Branco não possuímos a parceria ainda, somente o projeto colaborativo, no qual a própria comunidade colabora e sustenta economicamente o monitoramento local. O projeto piloto, iniciou em janeiro, no bairro Planalto, devido a estrutura e as peculiaridades do local. No bairro existem 36 câmeras em funcionamento, mais seis foram instaladas no bairro Bela Vista e mais 14 no bairro Fraron. Em atendimento a solicitação do CONSEG, disponibilizamos mais quatro câmeras, gratuitamente, para o CRAS do bairro São João e para o CRAS do bairro Alvorada”, contou. Ivo afirmou que a intenção em sua fala foi apresentar a disponibilidade do serviço para Pato Branco, ressaltando que a intenção é ampliar o monitoramento para os demais bairros da cidade e comunidades do interior.

você pode gostar também
Deixe uma resposta