AGORA

Educação

Câmara de Beltrão homenageia professores de escolas rurais

Moção de Aplausos reconhece 42 educadores das antigas escolas multisseriadas, que reuniam alunos da 1ª à 4ª série na mesma sala

homenagem professroes beltrão

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão homenageou na sessão de terça-feira (20) professores das antigas escolas rurais multisseriadas do município. Os 42 educadores receberam Moção de Aplausos, de autoria do vereador Junior Nesi, em reconhecimento à contribuição para a educação de várias gerações de crianças.

Na sessão, as professoras Germanir da Costa e Ivete Rodrigues falaram em nome dos homenageados. Elas contaram suas histórias, agradeceram ao Legislativo e disseram que esse foi o reconhecimento mais importante que já receberam.

Também se pronunciaram as vereadoras Maria de Fátima e Aline Biezus, que presidiu a sessão, e a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen.

Mais de 100 escolas nas comunidades rurais

Francisco Beltrão já teve mais de 100 escolas multisseriadas espalhadas pelas comunidades rurais. Nessas escolas, alunos da 1ª à 4ª série estudavam juntos, na mesma sala, em turmas numerosas.

Além de dar aula, o professor cuidava de tudo, inclusive da merenda, da limpeza e da documentação. Muitos alunos estavam acima da faixa etária e tinham mais dificuldade para aprender a ler e escrever.

Na época, era difícil encontrar alguém preparado para lecionar. Os pais ajudavam a indicar uma pessoa da comunidade com conhecimento para assumir a função.

Capacitação longe da família

A cada dois meses, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação visitava as escolas para acompanhar a aprendizagem dos alunos e deixar materiais de apoio. Os professores também vinham à cidade periodicamente para reuniões, em que recebiam informações e documentos.

Todos os anos, em fevereiro e julho, eles eram convocados para cursos de capacitação. Passavam a semana inteira longe da família e dormiam em alojamentos.

Câmara de Beltrão aprova doação de imóvel à ONG Mão Amiga

Reconhecimento público

“Esses profissionais trabalhavam em condições desafiadoras, com poucos recursos e acesso limitado à infraestrutura, mas com uma entrega admirável à missão de ensinar. Com sensibilidade, criatividade e profundo senso de responsabilidade social, levaram o conhecimento e os valores fundamentais da cidadania para comunidades distantes, ajudando a construir as bases para o desenvolvimento humano e social de nosso município”, afirmou o vereador Junior Nesi.

Segundo o vereador, a moção expressa gratidão e reconhecimento público aos educadores que deixaram um legado na história da educação rural de Francisco Beltrão.

Professores homenageados

Receberam a Moção de Aplausos: Germanir Salete da Costa, Neiva Prolo Sukenski, Idalecia Bach, Catarina Ortolan, Lourdes Fedrizzi, Gertrudes Sartori, Odete Corso, Geni Tomazzini, Cleuniz dos Santos, Olga Zonta Kraus, Eloirdes Uszuminski, Fátima dos Santos, Zenaide Vivan, Lourdes de Lara, Glória Maria Fieira, Amabile Felipe, Luiza Welter, Santina Salmoria, Maria Helena Zanette, Maria Aparecida Pereira, Carmem Singer, Judite Peronti, Terezinha Bellusso, Marinês Zanella, Seli Parizotto, Salete Prando, Rosa Bortoloti, Ivete Rodrigues, Irene dos Santos, Vanderléia Alcantara, Salete Didomênico, Zélia Bednaroski, Marlene Maronezi, Salete Maieski, Waldivino Pires Vieira, Leonilde Rios, Atanázia Hellmann Pedron, Ozélia Nesi Lavina, Odelia Nesi, Irene Vacari, Maria Valentina Alves Pereira e Vilma Mattiuzzi Giongo.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *