A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) lançaram nesta sexta-feira (11) uma cartilha para alertar sobre o avanço da miopia em crianças e adolescentes, associado pelas entidades ao excesso de telas e à baixa exposição à luz natural, com orientações para famílias e escolas.
A principal recomendação da cartilha Mais Tempo ao Ar Livre, Mais Saúde para os Olhos é que crianças e adolescentes permaneçam pelo menos duas horas por dia ao ar livre. Brincadeiras, caminhadas, esportes e atividades em contato com a natureza estão entre as opções indicadas.
O material também estabelece limites diários de exposição às telas conforme a faixa etária. Para menores de dois anos, a orientação é não utilizar telas. O limite aumenta progressivamente conforme a idade.
Cartilha recomenda duas horas ao ar livre
Segundo o CBO, a exposição à luz natural funciona como fator de proteção contra a progressão da miopia.
“Passar tempo ao ar livre ajuda a reduzir as horas dedicadas a atividades em espaço fechado, com os olhos fixos, a curta distância, em uma superfície, como as telas de computador ou celular”, afirma o conselho.
As entidades destacam que as medidas podem ser incorporadas à rotina sem necessidade de recursos específicos.
“Não há necessidade de investimentos em ferramentas e remédios. Basta usar a criatividade e ficar atento às possibilidades apresentadas, que vão desde uma simples caminhada até a prática de esportes de forma estruturada”, explica o CBO.
Veja o limite de telas recomendado por idade
Para crianças com menos de dois anos, a recomendação apresentada na cartilha é de nenhum tempo de tela.
Entre dois e cinco anos, o limite indicado é de até uma hora por dia. Para crianças entre cinco e dez anos, a orientação sobe para até duas horas diárias.
Na faixa dos dez aos 18 anos, crianças e adolescentes devem ficar, conforme a recomendação, no máximo três horas por dia diante das telas.
“Os limites seguem a lógica de que, quanto menor a criança, maior a vulnerabilidade do sistema visual em formação. Outra orientação é fazer pausas regulares durante as atividades de perto, manter distância adequada dos dispositivos e usar proteção solar”, recomenda o CBO.
Sesa alerta para leptospirose após chuvas no Paraná
Anvisa aprova novo remédio para prevenir enxaqueca
Material será distribuído em todo o país
A cartilha foi apresentada durante o 70º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o CBO 2026, realizado em Salvador. O evento segue até sábado (12).
O conteúdo é destinado a pacientes, familiares, profissionais e organizações das áreas de saúde e educação. O material também será distribuído para secretarias de Saúde e Educação de todo o país.
Segundo o CBO, o objetivo é oferecer um guia com medidas simples e de fácil incorporação à rotina para auxiliar no enfrentamento da miopia.

Deixe um comentário