Francisco Beltrão registrou 158,6 milímetros de chuva até as 15h15 deste sábado (24), na estação do Simepar. É o maior volume em um único dia em 2026 na cidade. Em Honório Serpa, praticamente todo o centro foi alagado, com famílias ilhadas em casa e comércios atingidos pela água.
A última vez que choveu tanto em um só dia em Francisco Beltrão foi em 3 de maio de 2024, quando a estação do Simepar registrou 191 milímetros.
Centro de Honório Serpa alagado
Em Honório Serpa, o alagamento no centro foi agravado pelo grande volume de água escoado para o Ribeirão dos Penso. Várias famílias ficaram ilhadas em suas casas, e estabelecimentos comerciais foram alagados.
Estradas interditadas
A água cobriu a pista da estrada entre Itapejara d’Oeste e Bom Sucesso do Sul, que ficou totalmente interditada.
Na PR-562, entre Coronel Vivida e Honório Serpa, um desmoronamento bloqueou totalmente o trecho. A pista já foi desobstruída.
- Chuva em Pato Branco chega a 145,6 mm e deixa ilhados
- Queda de barreira interdita PR-281 entre Realeza e Planalto
Alagamentos em outras cidades
Mariópolis, Marmeleiro e Renascença também registraram pontos de alagamento nas áreas urbanas e no interior.
Mais cedo, até as 12h, Pato Branco havia acumulado 145,6 milímetros de chuva no dia. Na cidade, o Corpo de Bombeiros foi até Sede Dom Carlos para atender pessoas ilhadas, e a água cobriu a rua José Leonardi, acesso ao Aeroporto Regional. Coronel Vivida e Verê também tiveram alagamentos.
Como pedir ajuda
Em emergências, os telefones são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros. A orientação é não atravessar áreas alagadas, manter distância das margens dos rios e de fios caídos e procurar um local seguro em caso de risco.

Deixe um comentário