Confira os investimentos e obras do Lote 6 do pedágio

Em entrevista exclusiva ao Diário do Sudoeste, o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, e o diretor executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, detalharam os investimentos, obras e expectativas relacionados à concessão do Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná. O trecho abrange mais de 660 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, incluindo duplicações, implantação de contornos, praças de pedágio, descontos tarifários e estrutura de atendimento ao usuário. Os executivos também abordaram os principais desafios da nova fase da concessão e reforçaram o compromisso com a segurança viária, desenvolvimento regional e a excelência nos serviços prestados.

Quais são as principais obras previstas no Lote 6, e qual é o cronograma para a execução dessas melhorias? Trevos viadutos, contornos por cidades, como Marmeleiro e Lindoeste.

Resposta do Diretor Executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas: O Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná é estratégico para o Estado, sendo um importante corredor logístico, abrangendo trechos das rodovias federais BR-163/ BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. O projeto prevê 462,4 quilômetros de duplicações, 31,4 quilômetros de faixas adicionais e 87,1 quilômetros de vias marginais.

O Lote 6 se destaca por incluir o maior volume de duplicações entre os trechos concedidos no Paraná, representando um avanço significativo na infraestrutura estadual.
As três principais ligações que terão trechos duplicados são: de Cascavel a Matelândia, Realeza a Pato Branco e Cascavel a Guarapuava. 

As entregas das duplicações deverão começar no terceiro ano do contrato e se estenderão até o nono ano, finalizando a responsabilidade da concessionária de duplicar todas as estradas. 

Os contornos estão previstos para os municípios de Marmeleiro e Lindoeste e serão executados no quinto ano de concessão.

Como as tarifas de pedágio do Lote 6 se comparam às do antigo Anel de Integração, e quais descontos estão disponíveis para os usuários?

Resposta do diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira: A prioridade da concessionária é a realização dos trabalhos iniciais e que são essenciais para garantir a segurança do usuário que trafega pelo trecho de concessão. Estamos nos dedicando à execução das obras iniciais de infraestrutura e manutenção do pavimento, instalação de equipamentos e atendimento ao usuário.

A cobrança da tarifa ocorre em um segundo momento, que ainda será definida pela agência reguladora, conforme estabelecido no contrato de concessão. Os valores também serão definidos pelo poder concedente, levando em conta a previsão contratual e atualização necessária. 

Precisamos reforçar que este contrato é um contrato maduro, justo, com previsão de descontos para o usuário, sem outorga e com previsão de muitos investimentos. O modelo de concessão adota o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), com redução de até 98% para veículos leves com uso de TAG eletrônica e passagens frequentes nas praças, e o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para pagamento automático (TAG), tornando o pedágio mais acessível.

Vale ressaltar que a tarifa é um reflexo do tráfego, custos operacionais, serviços a serem prestados e realização de investimentos ao longo da concessão. O Lote 6 contempla um investimento robusto em infraestrutura, com mais da metade dos trechos sendo duplicados, além de vias marginais, contornos e faixas adicionais. A complexidade e a escala do projeto justificam o valor da tarifa, que reflete diretamente as melhorias previstas e os benefícios que serão entregues aos usuários.

Quais são as datas previstas para o início da cobrança de pedágio nas praças do Lote 6? Especificamente as novas praças que estão situadas no trecho entre Pato Branco e a Br-277 e a localização delas.

Resposta do diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira: A cobrança da tarifa ocorre em um segundo momento, que ainda será definido pela agência reguladora, conforme estabelecido no contrato de concessão.

No Sudoeste, serão implantadas praças em Lindoeste, Ampére e Pato Branco. Ainda não há definição para iniciar a construção dos dispositivos e a cobrança de tarifas está prevista para começar em até 12 meses após o início da concessão.

Quais são os valores estimados das tarifas de pedágio para veículos de passeio nas diferentes praças do Lote 6?

Resposta do diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira: Os valores serão definidos pelo poder concedente, levando em conta a previsão contratual e atualização necessária.

Reforço que haverá benefícios como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), com redução de até 98% para veículos leves com uso de TAG eletrônica e passagens frequentes nas praças, e o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para pagamento automático (TAG).

Como será estruturado o atendimento ao usuário nas rodovias do Lote 6 durante a concessão? Já tem locais de atendimento provisório, os definitivos já têm definição de local?

Resposta do Diretor Executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas: O atendimento ao usuário já vem sendo realizado desde o dia 16 de maio. Somente na primeira semana, a concessionária já realizou mais de 1.700 atendimentos ao longo dos 662 quilômetros de rodovias que passam por 31 municípios nas regiões Oeste e Sudoeste.

Entre os serviços prestados estão atendimento médico e socorro mecânico, que podem ser acionados pelo número de emergência 0800 277 0163.

Além do atendimento, há equipes atuando em diversas frentes ao longo das rodovias atuando em serviços de roçada, sinalização e obras. Nas rodovias estaduais, estávamos atuando há semanas e recentemente iniciamos os trabalhos também nas rodovias federais. Já foram recuperados mais de 100 km de pavimento, entre serviços de fresagem e recomposição, microfresagem e microrrevestimento.

Também já instalamos mais de 1.105 novas placas, o reforço na sinalização é crucial para a segurança viária e garantia de que a informação transmitida aos motoristas seja clara e atualizada. Em paralelo também temos equipes de roçadas, que já realizaram trabalho de limpeza em 250 km do trecho.

As rodovias formam um corredor logístico muito importante, por onde passa a produção regional, o escoamento da safra de grãos e quem busca apreciar os destinos turísticos que temos, por isso nossa prioridade é garantir trafegabilidade e segurança para quem passa pelo nosso trecho de concessão.

Em relação aos SAUs definitivos no Sudoeste, ainda estamos em fase de projetos e os locais exatos ainda não estão confirmados.

Quais são os principais desafios e expectativas em relação à nova concessão do Lote 6?

Resposta do diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira: O Lote 6 é um dos mais robustos entre os trechos concedidos no Paraná, com o maior volume de duplicações previstas. As rodovias que o compõem são corredores fundamentais para o escoamento da produção agrícola e industrial, que impulsionam o agronegócio e estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado e do país, pois conectam o Brasil a dois importantes parceiros comerciais, Paraguai e Argentina. Além de formarem um corredor turístico de grande relevância.

Chegamos às regiões Oeste e Sudoeste, para implantar soluções que promovam segurança viária, desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e prosperidade compartilhada para toda a população atendida. 

Essa é uma nova fase para todos que utilizam essas rodovias, com foco em inovação, eficiência e respeito às comunidades locais. A EPR Iguaçu tem dialogado com autoridades e a sociedade como um todo, para compreender as principais demandas e juntos construirmos soluções.

A EPR Iguaçu assume essa gestão com o propósito claro de entregar mais do que infraestrutura. Temos como prioridade a prestação de serviços de excelência aos usuários das rodovias, garantindo sua a segurança e integridade, para que ele chegue ao seu destino é o que nos move. 

O modelo de concessão estruturado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e da ANTT, junto ao Governo do Paraná, foi essencial para atrair investimentos e alinhar o projeto com as necessidades da região. A clareza desse modelo permitirá que os desafios sejam superados com planejamento, eficiência e foco nos resultados.

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