A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (2/7) o site Adote uma Praça, que transforma em 100% digital o processo para empresas, sociedade civil organizada, condomínios, associações de moradores e pessoas físicas adotarem praças e logradouros públicos na cidade.
A novidade foi anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel durante a assinatura do protocolo de intenções para revitalização da Praça Elias Abdo Bittar, no bairro Água Verde. A ação faz parte de uma parceria com o Instituto Weefor, que vai adotar a praça e outras quatro na cidade, somando R$ 1,5 milhão em investimentos.
“O programa Adote uma Praça agora já está valendo e ficou menos burocrático, mais ágil, para uma empresa ou pessoa física adotar uma praça em Curitiba. No site há 1.104 praças georreferenciadas para escolha”, explicou o prefeito.
Além de facilitar a adoção, o programa permite que empresas possam divulgar sua marca nos locais adotados, seguindo critérios técnicos definidos pela prefeitura. “Isso é moderno e inovador. É administrar junto com a sociedade civil. Todo investimento passa por projeto aprovado na Prefeitura. Com essas parcerias, quem ganha é a população”, completou Pimentel.
Como funciona o novo site Adote uma Praça
Com o novo site, todo o processo será rápido e digital, incentivando mais participação da sociedade no cuidado com os espaços públicos.
O Programa de Adoção de Logradouros Públicos existe desde 2005, criado pela Lei Municipal 11.642, convidando empresas e cidadãos a cuidar de praças e outros locais públicos em parceria com a Prefeitura. Em 2025, o programa passa a ser totalmente online.
No site Adote uma Praça, os interessados encontram:
- Mapa interativo com todos os logradouros disponíveis para adoção.
- Formulário online para manifestação de interesse.
- Possibilidade de sugerir obras de revitalização, com análise técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- Manual com regras para publicidade e instalação de placas com a marca do adotante.
Após o envio dos documentos e aprovação do projeto, é firmado um termo de compromisso para oficializar a adoção.
Impacto esperado e espaços já adotados
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que toda a cidade ganhará com a ampliação do programa. “Este trabalho será intensificado. Com o site, será fácil acessar todas as informações necessárias para adotar uma praça ou outro logradouro público”, disse.
O site também mostra exemplos de espaços já revitalizados, com fotos do antes e depois, como o Jardinete Erailto Thiele (São Lourenço, adotado pela OAB Paraná), o Largo Erasmo de Rotterdam (Ahú, adotado pelo escritório Gaia Silva Gaede Advogados) e o Jardinete Ervin Ofner (São Lourenço, também pela OAB Paraná).
Compromisso ambiental: 500 mil árvores
Durante o evento, Eduardo Pimentel também plantou um jacarandá na Praça Elias Abdo Bittar, marcando o plantio de número 90 mil em Curitiba desde janeiro. A ação integra o programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que prevê 500 mil novas árvores até 2028.
A Praça Elias Abdo Bittar, localizada entre a Rua Castro e a Avenida dos Estados no Água Verde, foi criada em 1929 como Praça Guanabara e renomeada em 1991 em homenagem ao empresário e cônsul Elias Abdo Bittar. O espaço conta com academia ao ar livre, pista de caminhada, cancha de areia e área de parquinho.
Presenças no evento
Participaram do lançamento os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Marc Sousa (Comunicação Social), Amália Tortato (Desenvolvimento Humano), Thiago Bonagura (Desenvolvimento da Região Metropolitana), além do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, vereadores, representantes do Instituto Weefor, do Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo e moradores do Água Verde.
Comentários estão fechados.