Uma nova frente fria deve provocar temporais no Paraná entre o fim deste sábado (3) e domingo (4), dia de eleição. Segundo o Simepar, há risco de chuva intensa, granizo e rajadas que podem superar 80 km/h, inicialmente no Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Noroeste.
A mudança ocorrerá após um sábado abafado. O avanço da frente fria pelo Sul do Brasil deve favorecer a formação de uma linha de instabilidade, com possibilidade de temporais severos.
Além dos ventos fortes, a previsão indica chuva volumosa em pouco tempo e alta incidência de raios. A precipitação de granizo pode ocorrer em pontos isolados.
Sudoeste está entre as primeiras regiões atingidas
O sábado começa com nuvens baixas entre o Leste e o Centro-Sul. Nas áreas mais elevadas, pode haver redução da visibilidade. Já no Oeste e no Norte, o sol aparece desde as primeiras horas.
Durante a tarde, o sol ficará entre nuvens em todo o Paraná, com sensação de abafamento. Antes da chegada da frente fria, pancadas de chuva com trovoadas podem ocorrer de forma irregular.
No fim do dia, a linha de instabilidade deve alcançar inicialmente o Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Noroeste. É nesse período que aumenta o risco de temporais potencialmente severas nessas regiões.
Domingo de eleição começa com instabilidade
Na madrugada e na manhã de domingo (4), o sistema avança em direção ao Leste, alcançando também as áreas centrais e o Norte do Paraná.
Segundo o Simepar, as instabilidades mais intensas devem ter atravessado o Estado até a tarde. A partir desse período, o risco de temporais diminui.
Mesmo assim, o tempo continuará instável. As faixas Norte e Leste terão maior possibilidade de chuva ao longo do restante do dia.
Simepar fará monitoramento para o TRE-PR
O Simepar desenvolveu um sistema para acompanhar as condições atmosféricas nas zonas eleitorais do Paraná. Os meteorologistas manterão monitoramento durante 24 horas para enviar alertas em situações de risco.
As informações apoiarão as decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e da Defesa Civil durante a votação. Um meteorologista do Simepar também estará presencialmente no Tribunal no domingo.
Sexta-feira teve frio no Sul do Estado
O amanhecer desta sexta-feira (2) registrou temperaturas próximas de 10°C na metade sul do Paraná. Nas regiões de Palmas e General Carneiro, os termômetros chegaram à faixa de 7°C a 8°C.
Ao longo do dia, a previsão indica sol entre nuvens e possibilidade de pancadas isoladas com trovoadas no Norte, Campos Gerais, Sudeste e Centro-Sul. No Oeste e Sudoeste, o tempo permanece firme, com pouca nebulosidade.
No Leste, o céu encoberto e a possibilidade de garoa ou chuva fraca mantêm as temperaturas mais baixas. As máximas não devem ultrapassar 20°C, com sensação de frio principalmente na Região Metropolitana de Curitiba.
Onde o sol predomina, o aquecimento será maior. Noroeste, Oeste e Sudoeste podem registrar temperaturas próximas de 30°C, enquanto as demais regiões fora da faixa leste terão máximas acima de 22°C.
- Copel substitui 2.061 postes após temporais de setembro
- Simepar explica tornado de curta duração nos Campos Gerais
Segunda-feira terá nova possibilidade de temporais
Na segunda-feira (5), a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre países vizinhos deve voltar a favorecer chuva e tempestades no Paraná.
As instabilidades podem começar pelo Oeste ainda pela manhã. Depois, devem avançar para as áreas centrais, o Sul e o Leste do Estado. O Simepar emitirá novos boletins nos próximos dias.

Deixe um comentário