Com 16,7 mil atletas envolvidos, a 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) encerrou no domingo (22) a fase regional das modalidades coletivas – basquete, vôlei, handebol e futsal – e confirmou os classificados para a etapa macrorregional, marcada para 14 a 17 de agosto em Irati, Ivaiporã, Nova Esperança e Planalto. Os campeões dessa fase disputarão a final estadual em Pato Branco, dividida em dois blocos: 2 a 5 e 9 a 12 de outubro. O atletismo ocorrerá separadamente, em Campo Mourão.
Participação histórica nos Jojups 2025
A edição de 2025 já é a maior da história dos Jojups. São 307 municípios inscritos (contra 287 em 2024) e 867 equipes – salto de quase 18%. O crescimento de participantes chega a 44% em relação ao ano passado, que reuniu 11,6 mil competidores. Destinada a estudantes de 14 a 17 anos das redes pública e privada, a competição estimula o desenvolvimento físico, emocional e social dos jovens paranaenses.
Organização e alcance regional
Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, via Secretaria do Esporte, com apoio das prefeituras dos 12 municípios-sede desta fase: Fazenda Rio Grande, Palmeira, Ribeirão do Pinhal, Ibiporã, Terra Rica, Nova Londrina, Goioerê, Capanema, Chopinzinho, Cantagalo, Guaíra e Manoel Ribas. Durante três dias de disputas, ginásios e quadras ficaram lotados, reforçando o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.
“Este é um dos jogos com maior índice técnico e um importante instrumento de formação. O engajamento crescente das cidades mostra o quanto os Jojups são valorizados em todo o Paraná”, destacou Agnaldo Luiz Baldo, supervisor estadual dos Jojups.
Comentários estão fechados.