Justiça determina reforma imediata da Casa Lar em Coronel Domingos Soares

Justiça determina reforma imediata da Casa Lar em Coronel Domingos Soares

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Por decisão liminar do Judiciário, o Município de Coronel Domingos Soares, deve iniciar imediatamente a reforma da Casa Lar, que está fechada desde o início de 2024. O espaço, destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, tem sua reabertura condicionada à conclusão das obras, necessárias para atender as exigências legais e garantir o atendimento adequado.

A decisão foi proferida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude e atende a um pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Palmas, que ajuizou uma ação civil pública. A liminar estabelece que a reforma seja concluída em até 90 dias, com medidas para assegurar o acolhimento provisório das crianças e adolescentes no Centro de Abrigo Municipal de Palmas, até que a Casa Lar esteja em condições de funcionamento. O Município de Coronel Domingos Soares deverá arcar com um salário-mínimo mensal por acolhido durante o período em que o abrigo provisório for utilizado.

Além disso, a decisão proíbe o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de autorizarem qualquer tipo de gasto não essencial, como eventos, festas e shows, até a conclusão da reforma da Casa Lar. Caso a obra não seja finalizada no prazo estipulado, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil. Caso os recursos municipais sejam utilizados para despesas não essenciais antes da conclusão das obras, uma multa de R$ 100 mil será imposta ao prefeito e ao presidente da Câmara.

LEIA TAMBÉM

Essa medida visa assegurar que os recursos públicos sejam prioritariamente destinados à conclusão da reforma, garantindo a proteção e o acolhimento de crianças e adolescentes vulneráveis.

Fonte: diariodosudoeste.com.br


Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Noticias relacionadas

Siga-nos

Artigos

Últimas noticias

Câmbio & Bolsa

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Euro (EUR) Carregando...
Ibovespa Carregando...
Atualização --

Segurança

Assine nossa Newslletter