Após a passagem de uma frente fria no domingo (29), a chuva persiste nesta segunda-feira (30) em diversas regiões do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar frio avança sobre o estado, tornando a noite de segunda-feira mais gelada que o amanhecer. O frio seguirá intenso na terça-feira (1º) e na quarta-feira (2), embora não sejam esperados novos recordes de temperaturas mínimas. Ainda assim, o tempo chuvoso e o vento manterão a sensação térmica muito baixa
Na madrugada de domingo, com a chegada da frente fria, Santa Maria do Oeste, na região central, registrou rajadas de vento de 59,7 km/h. Os maiores acumulados de chuva no domingo ocorreram em Palmas, no Sul (23,2 mm), e em Pato Branco, no Sudoeste (20,6 mm). Palmas também teve a menor temperatura do dia, com 7,5 °C, enquanto a mais alta foi em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, com 30,2 °C.
Na madrugada desta segunda-feira, os ventos já estavam mais fracos. Até as 8h, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, com 12,8 mm em apenas 30 minutos (entre 7h e 7h30), e em Guaraqueçaba, no Litoral, com 11,6 mm. A menor temperatura até esse horário foi de 5,5 °C em Palmas, mas as mínimas do dia ainda devem ser medidas à noite, especialmente na região Sul, com a chegada da massa de ar frio.
Para esta segunda-feira, o Simepar prevê chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade entre as regiões Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste do Paraná. Já no Oeste e Sudoeste, o sol deve aparecer entre nuvens.
“Nesta segunda, ainda chove em grande parte do estado, mas com ênfase do Leste ao Norte paranaense. Mesmo assim, são chuvas muito localizadas e que não têm um acumulado muito expressivo. Apenas entre a Capital e as praias é que chove com mais intensidade”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar.
Terça-feira: previsão de geada em regiões do Paraná
O resfriamento mais intenso está previsto para terça-feira (1º), com possibilidade de geada fraca no Sudoeste e em algumas cidades do Oeste, e geada de moderada a forte intensidade no Sul do Paraná. As informações são do Alerta Geada, serviço realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) desde 1995, para avisar com até 72 horas de antecedência sobre a formação de geadas, principalmente aos produtores rurais.
“Na terça-feira as temperaturas mais baixas serão no Sudoeste e Centro-Sul, inclusive com ocorrência de temperatura negativa e formação de geadas. Mas entre os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o tempo permanece mais fechado, com muita nebulosidade e até mesmo ocorrência de vento, garoa e chuvisco ocasional, o que deixa a sensação térmica um pouco mais baixa”, detalha Jacobsen.
Na quarta-feira (2), o frio continuará intenso, porém sem previsão de geada. Um fator de destaque nestes dias será a baixa amplitude térmica. Em Curitiba, na terça-feira, as temperaturas devem variar entre 7 °C e 10 °C, e na quarta-feira entre 6 °C e 8 °C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a variação será entre 9 °C e 12 °C na terça e entre 8 °C e 10 °C na quarta. No Litoral, em Matinhos, os termômetros devem marcar entre 12 °C e 14 °C na terça e entre 11 °C e 13 °C na quarta.
“Nas outras áreas do estado do Paraná, o resfriamento não é compatível com formação de geadas. Até amanhece com temperaturas inferiores a 10 °C nos termômetros, mas dificilmente teremos valores inferiores a 5 °C”, acrescenta Jacobsen.
A partir de quinta-feira (4), as temperaturas máximas voltam a subir gradativamente, proporcionando tardes mais agradáveis em todo o Paraná.
Sobre o Simepar
O Simepar opera com 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. O órgão fornece dados para a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e para a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, apoiando a gestão de situações extremas como chuvas intensas, enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.
A previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses é atualizada duas vezes ao dia no site oficial do Simepar. É possível conferir acumulados de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.
Comentários estão fechados.