Contra a dengue, ações de combate ao mosquito foram redobradas no Paraná

Neste sábado (16), uma ampla mobilização tomou conta do Estado do Paraná, unindo profissionais de saúde, gestores municipais, crianças, adultos, e diversas instituições no combate à dengue. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde juntamente com a Defesa Civil e integrantes do Comitê Intersetorial para o Controle da Dengue, incluiu também a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, que convocou os paranaenses a uma ação conjunta contra a doença.

A mobilização estadual foi marcada por atividades diversas, incluindo a limpeza de locais que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, além de ações educativas voltadas à prevenção. Mesmo diante das altas temperaturas, as equipes municipais, em colaboração com as Regionais de Saúde, dedicaram-se à remoção de focos do mosquito em residências, terrenos baldios e espaços públicos, como praças, além da distribuição de material impresso com orientações sobre a dengue em ruas e escolas por todo o Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância desse esforço coletivo e agradeceu a todos que contribuíram para as ações do dia. “O combate à dengue é uma tarefa diária no Paraná, mas neste sábado intensificamos nossos esforços. É fundamental que as ações de prevenção se estendam para dentro dos lares, pois a vitória contra essa batalha depende da participação ativa de toda a população”, destacou.

Atualmente, o Paraná vive uma situação de emergência em saúde pública devido à dengue, declarada na última quinta-feira (14), como resposta ao aumento significativo no número de casos e óbitos pela doença. O decreto 5.183/2024, com vigência de 90 dias, visa fortalecer as medidas de controle e combate ao mosquito transmissor.

Além das ações presenciais, o Governo do Estado inovou ao lançar, na sexta-feira (15), uma campanha de conscientização empregando a inteligência artificial para destacar a importância de práticas simples de combate ao Aedes Aegypti, como a eliminação de água parada, principal medida para prevenir a proliferação do mosquito.

Essa mobilização sublinha a determinação do Paraná em enfrentar e superar a dengue, engajando toda a comunidade em um esforço conjunto para proteger a saúde pública.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.