Dia D da vacina contra a gripe mobiliza 10 mil profissionais da saúde no Paraná

Neste sábado (13), o Paraná realizou uma ampla mobilização para o, Dia D da vacina, Campanha de Vacinação Contra a Gripe, envolvendo mais de 10 mil profissionais da saúde e abrindo mais de 1.300 salas de vacinação em todo o estado. A ação, que começou antes das 8h, é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios, com apoio do Ministério da Saúde.

As 22 Regionais da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) coordenaram várias ações específicas para atrair a população, especialmente os grupos prioritários, para se vacinar. A expectativa era aplicar cerca de 200 mil vacinas em todo o território paranaense, com um balanço final a ser divulgado mais tarde na semana.

O Dia D fez parte da 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que começou em 25 de março. Até o momento, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, o Paraná já aplicou 357.892 vacinas, alcançando 9,20% do público-alvo, que inclui 4.574.841 pessoas.

Além dos idosos, outros grupos tiveram a oportunidade de receber a vacina da gripe, incluindo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, quilombolas, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A campanha também foi uma oportunidade para a atualização da carteira de vacinação com os imunizantes de rotina do calendário vacinal. James Hase, um morador de Curitiba de 29 anos que não faz parte do grupo prioritário para a vacina da gripe, atualizou quatro vacinas, incluindo febre amarela, tétano, hepatite e tríplice viral. “Aproveitei esse sábado para colocar em dia minhas vacinas que estavam atrasadas. Acho muito importante e estou mais tranquilo agora com a prevenção e cuidado da saúde,” disse ele.

Este esforço coletivo demonstra o compromisso do Paraná em proteger sua população, promovendo saúde e prevenção através da vacinação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.