Madrugada fria faz paranaenses acordarem com geada

Com Redação

O Paraná registrou na terça-feira (29) a madrugada mais fria do ano até então, com temperaturas negativas em 24 municípios. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em General Carneiro, na região Sul, a mínima foi de -3,9 °C, a menor temperatura do ano no Estado. Em Palmas, no Sudoeste, os termômetros apontaram -3,8 °C, na região do Horizonte, enquanto que no perímetro urbano a mínima foi de -1,7ºC e em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima registrada foi de -3,4 °C.

Nessa terça, o frio intenso atingiu até mesmo regiões consideradas mais quentes como o Oeste do Paraná. Cascavel amanheceu com -2,8º °C, Palotina e Toledo registraram -2,0 °C, Marechal Cândido Rondon, -0,8 °C, e Foz do Iguaçu 0,6 °C. 

As outras cidades com valores negativos registrados nesta madrugada foram Inácio Martins (-2,7 °C), Assis Chateaubriand (-2,5 °C), Clevelândia (-2,0 °C), Francisco Beltrão (-1,5 °C), Pinhão (-1,5 °C), Laranjeiras do Sul (-1,4 °C), Lapa (-1,0 °C), Ponta Grosa (-0,8 °C), Capanema (-0,7 °C), Palmital (-0,6 °C), Irati (-0,5 °C), Colombo (-0,5 °C), Campo Mourão (-0,5 °C), Pinhais (-0,2 °C), Capitão Leônidas Marques (-0,2 °C) e Ubiratã (-0,1 °C).

Com as baixas temperaturas, a geada se formou e serviu para lembrar o paranaense, das características do inverno. Além, de ter sido um prato cheio para belos registros.

Curitiba, na região Leste, amanheceu com 0,6 °C, mas, segundo o Simepar, a sensação térmica chegou a -3,0 °C. Durante a madrugada, a Capital registrou ventos de até 43 km/h.

No início da noite de hoje, o Simepar antecipou mais um dia frio no estado. ” O frio será rigoroso [madrugada desta quarta-feira, 30] em todas as áreas do Paraná, inclusive nas praias e há previsão de geadas para todas as regiões”, alertava a previsão por volta das 19h30.

Próximos dias

A meteorologista do Simepar Lídia Mota lembra que uma das características do inverno é o ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense, causando quedas bruscas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas. O frio intenso, associado a massas de ar de origem polar, favorece a formação de geadas em boa parte do Estado. Também é comum a ocorrência de nevoeiro.

Lídia explica que a queda na temperatura no Estado no início desta semana se deve à chegada de massa de ar seco. “Para esta quarta-feira, ainda podemos esperar temperaturas negativas em algumas regiões, com previsão de geada em diversos pontos do Paraná nas próximas 48 horas”, disse.

Para o fim de semana, no entanto, a tendência é de alta nas temperaturas. “Essa massa de ar polar, que derrubou as temperaturas na região Sul do Brasil, segue atuando no Paraná, mas as condições do tempo deverão mudar nos próximos dias e atingir temperaturas um pouco mais elevadas”, explicou Lídia Mota.  

Sul do Brasil

As baixas temperaturas que os paranaenses estão experimentado desde a segunda-feira (28), vem sendo uma constante de outro estado da região Sul.

Os moradores do Rio Grande do Sul, principalmente da Serra Gaúcha experimentam a alguns dias o frio do inverno.

Nessa terça, segundo o MetSul, a tempestade subtropical Raoni, que está na costa gaúcha, contribuiu para nuvens em grande parte do estado e precipitação de neve fraca em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e Canela, e ainda em Soledade.

A chuva congelada, fenômeno observado no Paraná na segunda, foi registrada em diferentes pontos das áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul.

Na terça, a mínima registrada em Santa Catarina foi de -7,5ºC, em Bom Jardim da Serra, seguida de -6.5ºC em Urupema. Até então o recorde do ano tinha sido registrado em 26 de maio, -5,8ºC em Bom Jardim da Serra.

Segundo o Ciram Epagri para esta quarta estão previstas temperaturas mínimas de -5ºC a 4ºC nas regiões mais altas de Santa Catarina.

você pode gostar também
Deixe uma resposta