Pesquisa aponta o Paraná como 13º estado com maior número de reclamações do serviço de internet em 2020

Por assessoria

O ano passado trouxe uma variedade de transformações para a sociedade mundial, atingindo os âmbitos econômicos, sociais e políticos. O vírus da covid-19 infelizmente ainda continua fazendo um impacto gigantesco na sociedade brasileira neste ano, muitas cidades e estados em fase vermelha, alterando todo o cenário do mercado de trabalho.

As atividades que poderão ser executadas remotamente, serão feitas, assim como em 2020. O impacto gerado por essa mudança é automaticamente uma dependência maior dos brasileiros pelo uso da internet, já que quase todas as atividades diárias passam por ela. Além de ser a principal ferramenta de trabalho, muitos estudantes também vão ter aulas remotas, aumentando ainda mais a necessidade do serviço.

Um dos resultados é o crescimento das reclamações nos serviços de internet e televisão. Com as pessoas em casa e dependendo mais desse serviço para sobreviver mentalmente, o brasileiro se queixou muito mais em 2020 que em 2019, no serviço de internet. Para a televisão, o número caiu. Isso se dá pelo fato de muitos consumidores estarem migrando para as plataformas digitais. Veja a tabela comparativa entre os anos.

Com esse cenário em vista, o Portal Pode Comparar, especialista em telecomunicações, fez uma análise, com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), sobre como evoluíram as reclamações em cada estado do país. O raciocínio utilizado foi fazer uma razão de quantas pessoas utilizavam o serviço no estado (total de acessos de TV/Internet) e quantas reclamações tiveram em 2020 no estado, para ser uma proporção e não apenas números absolutos. Se apenas analisarmos número absoluto, sempre os estados mais populosos teriam a maior quantidade. Fazendo proporcionalmente, podemos ter um número mais adequado e representativo da situação em cada localidade.

O estado do Paraná obteve o 13º lugar no ranking nacional com 1,79% das pessoas que utilizavam o serviço de internet, reclamando do mesmo em 2020. Em número absoluto, foram 42.355 reclamações, um número muito expressivo. Confira os dados da pesquisa e os números apenas do estado do Paraná.

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