A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou a distribuição de 60.003 doses da vacina Pneumo-20, com foco em pessoas de 85 anos ou mais. A vacinação deve começar em 1º de outubro, conforme a organização municipal, para ampliar a proteção contra doenças pneumocócicas graves.
A remessa chegou ao estado em 21 de setembro. Do total, 59.427 doses são destinadas à vacinação de pessoas com 85 anos ou mais. Outras 576 atenderão ações do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
O Paraná tem 124.147 pessoas na faixa etária contemplada. Segundo a Sesa, o quantitativo total recebido equivale a cerca de 48,3% desse público. A secretaria aguarda novas remessas do Ministério da Saúde para atender a totalidade da população prevista.
Pneumo-20 no Paraná terá início conforme organização municipal
A distribuição considera a população elegível de cada Regional de Saúde. A previsão é iniciar a vacinação nesta quinta-feira (1º), de acordo com a organização das secretarias municipais.
As unidades de saúde poderão aplicar o imunizante. Além disso, os municípios poderão organizar ações fora das unidades ou atendimento em domicílio, conforme a estratégia local.
Essas alternativas buscam atender especialmente pessoas com dificuldade de acesso, restrição de mobilidade ou maior fragilidade.
Vacina amplia proteção contra doenças pneumocócicas
Segundo a Sesa, a vacina pneumocócica 20-valente conjugada protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae. Esse agente está associado a doenças como pneumonia, meningite, infecções generalizadas e otites.
A oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) busca ampliar a proteção de uma parcela da população mais vulnerável às formas graves dessas doenças. Nesta etapa, o público contemplado são as pessoas com 85 anos ou mais.
- Sanepar muda fatura e reduz tarifa mínima em 25%
- Manejo do solo pode reduzir perdas nas lavouras do Paraná
Caderneta permite avaliar histórico de vacinação
Conforme as orientações divulgadas pela Sesa, quem não recebeu anteriormente vacina pneumocócica tem recomendação de dose única da Pneumo-20.
Para quem já tomou outras vacinas contra doenças pneumocócicas, a indicação depende do histórico vacinal e dos intervalos entre as doses recebidas.
Por isso, a secretaria orienta levar a caderneta de vacinação à unidade de saúde. A equipe responsável avaliará os registros para definir a indicação.
Não é necessário apresentar prescrição médica para receber o imunizante. O início do atendimento e a realização de ações domiciliares dependerão da organização de cada município.

Deixe um comentário