Ocorrências foram confirmadas pelo Simepar em municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e Centro-Oeste
O Paraná registrou seis tornados entre 28 e 30 de junho, elevando para nove o número de ocorrências confirmadas no Estado em 2026. Os fenômenos atingiram municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e Centro-Oeste e foram identificados pelo Simepar após análises de campo e mapeamentos.
A confirmação considerou informações coletadas por drones, satélites e dados de radar. Os registros ocorreram em Reserva, Nova Cantu, Turvo, Laranjeiras do Sul, Inácio Martins e Cruz Machado.
Reserva teve tornado de categoria F2
No dia 28 de junho, dois tornados foram confirmados no Paraná. Reserva foi atingida por um fenômeno classificado na categoria F2.
No mesmo dia, Nova Cantu registrou um tornado de categoria F1. As classificações foram definidas pelo Simepar após a análise dos dados e dos levantamentos realizados nas áreas atingidas.
Quatro ocorrências foram registradas em 30 de junho
Outros quatro tornados foram identificados no dia 30 de junho. Turvo, Laranjeiras do Sul e Inácio Martins tiveram ocorrências classificadas na categoria F1.
Ainda na mesma data, outro tornado atingiu novamente Inácio Martins e chegou ao município de Cruz Machado. Esse último fenômeno não recebeu classificação porque não houve registro de danos.
Diário do Sudoeste entrevista Alexandre Curi, pré-candidato ao Senado
Curitiba terá atrações gratuitas no Centro neste fim de semana
Estado soma nove ocorrências em 2026
Com os seis eventos concentrados em um intervalo de três dias, o Paraná chegou a nove tornados confirmados em 2026. A sequência de ocorrências foi registrada em três regiões do Estado.
O Simepar utilizou diferentes fontes de informação para confirmar os fenômenos, incluindo inspeções em campo, imagens produzidas por drones, dados de satélite e registros de radar.
Fonte: diariodosudoeste.com.br





















