Pato Branco debate igualdade racial em conferência municipal

A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Pato Branco foi realizada nesta terça-feira (24), no Anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento marcou um importante passo na formulação de políticas públicas voltadas à equidade racial, com foco em democracia, justiça social e reparação histórica.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Coletivo Identidade Negra, a conferência integra a etapa preparatória para a VI Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. O encontro teve como objetivo principal debater e aprovar propostas que fortaleçam as políticas públicas de combate ao racismo estrutural e promovam a inclusão da população negra e de outros grupos étnico-raciais.

Durante a abertura, o secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, ressaltou o compromisso da gestão com a construção de uma sociedade mais justa. “Dar voz a todas as pautas que promovem igualdade é uma missão da administração pública”, destacou.

A representante do Coletivo Identidade Negra, Rosana Demétrio Costa, pontuou que o evento é um marco na reparação histórica e na criação de novas oportunidades por meio de políticas afirmativas. Já o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Aloísio Justino do Nascimento, avaliou a conferência como uma etapa decisiva na construção de um ambiente democrático e inclusivo.

Representando o Governo do Paraná, Ivânia Ramos, diretora da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, compartilhou sua trajetória de superação e enfatizou o papel transformador da diversidade na formulação de políticas inovadoras.

Também presente, a diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), Leonice Mourad, destacou a forte presença do povo de terreiros, com seus guias, orixás e elementos sagrados. Segundo ela, “a representatividade ancestral reforça o papel estratégico da conferência no avanço das políticas de igualdade racial”.

O diretor-geral da UTFPR, Neimar Follmann, lembrou a importância da política de cotas nas universidades públicas como instrumento essencial para garantir inclusão e acesso ao ensino superior.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Cristina Hamera, também participou e reforçou a relevância do debate. “Como mulher negra, reconheço a urgência de políticas efetivas que promovam justiça e equidade racial”, afirmou.

A Câmara Municipal de Pato Branco esteve representada pelo presidente, vereador Lindomar Brandão, e pela Procuradora da Mulher, vereadora Anne Cristine Gomes. Ambos reafirmaram que a estrutura do Legislativo está disponível para acolher e fortalecer iniciativas voltadas à construção de políticas públicas inclusivas.

A realização da conferência reforça o papel estratégico de municípios como Pato Branco no enfrentamento das desigualdades e na implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A etapa estadual reunirá as propostas debatidas localmente, ampliando o alcance das diretrizes construídas coletivamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.