AGORA

Pato Branco inicia vacinação com Pneumo 20 para idosos

Município recebeu 429 doses para imunizar pessoas com 85 anos ou mais contra formas graves da doença pneumocócica.

vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco inicia nesta segunda-feira (5) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente conjugada, a Pneumo 20, em idosos com 85 anos ou mais. O município recebeu 429 doses, suficientes para atender cerca de 50% da população dessa faixa etária.

A imunização estará disponível em todas as salas de vacina do município.

O objetivo é ampliar a proteção dos idosos contra a doença pneumocócica e suas formas graves, entre elas pneumonia e meningite.

Idade aumenta risco de complicações

As infecções pneumocócicas tendem a apresentar maior gravidade com o avanço da idade.

Entre os fatores de risco estão o envelhecimento natural do sistema imunológico, chamado de imunossenescência, e a maior frequência de comorbidades entre a população idosa.

Essas condições podem aumentar o risco de complicações das infecções respiratórias, hospitalização e necessidade de cuidados intensivos.

Além dos problemas respiratórios, as infecções também podem provocar comprometimentos cardíacos, renais e do sistema nervoso central.

Quem deve receber a Pneumo 20

O esquema de vacinação depende do histórico de imunização pneumocócica de cada pessoa. Idosos com 85 anos ou mais que nunca receberam vacina pneumocócica devem tomar uma dose única da Pneumo 20.

Quem recebeu apenas uma dose da Pneumo 13 ou da Pneumo 15 deve receber uma dose da Pneumo 20, com intervalo mínimo de dois meses.

Idosos que receberam somente uma dose da Pneumo 23 também podem tomar a Pneumo 20, desde que seja respeitado intervalo mínimo de um ano.

Não há indicação da Pneumo 20 nesta estratégia para quem já recebeu duas doses da Pneumo 23. Também não há indicação para quem já tomou uma dose da Pneumo 13 ou Pneumo 15 e uma dose da Pneumo 23.

Pato Branco realiza controle de insetos no Rio Ligeiro
Pato Branco elege Guerra e Leandre para novos mandatos

Idosos acamados também podem ser vacinados

A vacina também está disponível para idosos acamados com 60 anos ou mais, conforme avaliação do esquema vacinal anterior. A família pode solicitar o atendimento diretamente na unidade de saúde de referência.

Também é possível fazer a solicitação pelo telefone (46) 98421-4088.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *