Pato Branco promove VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A cidade de Pato Branco realiza nesta quinta-feira, 26 de junho, das 8h às 17h, no auditório da UNIDEP, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência tem como objetivo fomentar o debate e a construção de propostas para garantir os direitos e a cidadania da população idosa no município.

Eixos temáticos e programação

A programação será guiada por cinco eixos temáticos, que nortearão os debates em grupos:

  • Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  • Eixo 2 – Fortalecimento das políticas de proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
  • Eixo 3 – Proteção e enfrentamento às formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
  • Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
  • Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política pública do Estado Brasileiro.

A palestra de abertura será ministrada pela professora Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira Mourad, da Universidade de Santa Maria e chefe da Divisão de Coordenação de Articulação do Ministério da Igualdade Racial. Ela é reconhecida nacionalmente por sua atuação nas áreas de envelhecimento e igualdade racial.

Também participa do evento Bernadete Dal Molin Schenatto, representante dos Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, reforçando o elo entre as esferas locais e nacionais de governança pública voltada ao envelhecimento.

Participação e representatividade

A conferência contará com a presença de autoridades locais, gestores, representantes da sociedade civil e pessoas idosas do município, com destaque para a apresentação cultural da UNATI (Universidade da Terceira Idade), parceira do CMDPI em diversas ações.

O presidente do Conselho, Douglas Silva, reforça a importância da presença dos idosos.

“Eles são a razão de existir deste evento. Queremos escutá-los, acolhê-los e construir, com eles, políticas públicas mais inclusivas.”

Douglas também destacou o trabalho dos conselheiros municipais na organização da conferência e ressaltou que os recursos para a realização do evento são provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e de parcerias com empresas locais, reafirmando o compromisso com o uso responsável dos recursos públicos.

Inscrições e delegados

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita por meio do formulário online disponível no link: Inscreva-se aqui

Durante a plenária final, serão eleitos os delegados que representarão Pato Branco na Conferência Estadual, que ocorrerá em agosto, em Curitiba.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.