A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco inicia, nesta segunda-feira (9), uma campanha intensificada de vacinação contra o sarampo, com foco especial na aplicação da chamada “Dose Zero (D0)” em crianças menores de um ano. A medida atende à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), com base na nota técnica nº 63/2025 do Ministério da Saúde, diante do aumento de casos de sarampo em países das Américas.
A reintrodução do vírus do sarampo é considerada um risco real, principalmente em estados fronteiriços como o Paraná, que fazem divisa com países como Argentina e Paraguai, onde a circulação do vírus tem se intensificado.
Público-alvo da vacinação contra sarampo
Conforme explicou a enfermeira Luciane Bergamin, a aplicação da “Dose Zero” será destinada a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. O objetivo da estratégia é ampliar a cobertura vacinal e aumentar a proteção nessa faixa etária, considerada mais vulnerável às complicações da doença.
A vacinação será realizada com dois tipos de imunizantes:
- Dupla Viral (sarampo e rubéola), indicada para crianças de 6 a 8 meses e 29 dias, aplicada exclusivamente na Sala de Vacinas Central, de segunda a sexta-feira;
- Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), recomendada para crianças de 9 meses a 11 meses e 29 dias, disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante agendamento.
Além dos bebês, a campanha também contempla:
- Crianças, adolescentes e jovens de 5 a 29 anos com apenas uma dose registrada, que devem receber a segunda dose;
- Adultos de 30 a 59 anos que ainda não foram vacinados contra o sarampo.
Ação de bloqueio e prevenção
A estratégia adotada pela Sesa é preventiva e visa bloquear a disseminação do vírus em solo paranaense, ampliando a proteção da população e evitando novos surtos da doença. O alerta se acentua diante dos casos autóctones confirmados em países vizinhos. No Brasil, o último caso de sarampo foi registrado em junho de 2022; no Paraná, em junho de 2020.
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e de notificação obrigatória, cuja única forma de prevenção eficaz é a vacinação.
Principais sintomas do sarampo
Os sintomas mais frequentes incluem:
- Febre alta;
- Manchas vermelhas na pele (iniciando no rosto e atrás das orelhas e se espalhando pelo corpo);
- Tosse, coriza e conjuntivite;
- Possivelmente, dor de cabeça, diarreia e sensação de indisposição geral.
Como não existe tratamento específico para o sarampo, o isolamento domiciliar ou hospitalar é necessário por pelo menos cinco dias após o surgimento das manchas, para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas.
Para mais informações sobre a vacinação e o agendamento nas UBSs, os pais e responsáveis podem consultar a Secretaria de Saúde de Pato Branco.
Comentários estão fechados.