Pato Branco realiza neste sábado (24), das 8h às 14h, o Dia D de Combate ao Câncer, alusivo ao Outubro Rosa. A programação na praça Presidente Vargas oferecerá vacinação, testes rápidos, liberação de exames de mamografia, avaliações e orientações de saúde para a comunidade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o evento em parceria com a Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer e o Grupo de Apoio à Mama (Gama).
A ação integra a campanha iniciada em 2 de outubro, que segue até o dia 29. O encerramento terá a 8ª Jornada Oncológica, no auditório da Afya.
Dia D terá vacinação e testes rápidos
Na praça, serão realizados testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis. A vacinação contemplará todas as vacinas disponíveis, exceto a da dengue.
A programação também inclui liberação de exames de mamografia, auriculoterapia, aferição de pressão e testes de glicemia.
Os participantes terão acesso a orientações nutricionais, de saúde mental, atividades físicas, saúde da mulher, saúde bucal e assistência farmacêutica. Haverá ainda avaliações de circunferência abdominal, risco cardiovascular e bioimpedância.
- Alexandre De Carli encabeça chapa única para presidência da ACEPB
- INVENTUM 2026 terá experiências imersivas
Praça recebe oficinas, jogos e distribuição de mudas
Além dos serviços de saúde, o Dia D terá distribuição de mudas e oficina de dobradura com marcadores de página.
Xadrez gigante e jogos de raciocínio lógico também fazem parte da programação. O Gama realizará venda de produtos durante o evento.
No sábado, a partir das 19h, haverá missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Primavera, com apresentação do Coral Superação do Gama.
Outubro Rosa segue com chá, coral e jornada
Nesta quinta-feira (22), pela manhã e à tarde, acontece o Chá Rosa para mulheres idosas do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no bairro São Cristóvão.
No dia 28, às 19h30, o Coral Superação do Gama se apresenta no Projeto Ester, na Igreja Comunidade Cristã. No dia seguinte, o auditório da Afya recebe a 8ª Jornada Oncológica.
Ao longo do mês, a campanha também conta com o Concurso de Vitrines Outubro Rosa, da CDL, no comércio local, além de palestras em empresas e horários especiais de atendimento nas Unidades de Saúde.

Deixe um comentário