Abrace completa 6 anos ajudando dezenas de entidades em Pato Branco

Em Pato Branco, um grupo de mulheres se reúne diariamente há 6 anos para produzir, com as próprias mãos, bolachas temáticas artesanais que geram recursos que beneficiam diversas outras instituições assistenciais.

-- 2 Notícia --

O Grupo de Voluntárias Abrace, que comemora mais um ano de atividades em março, é composto por mulheres dedicadas que encontraram uma maneira única de contribuir para o bem-estar do semelhante. Desde sua criação, o trabalho desenvolvido pelo grupo tem sido sinônimo de solidariedade e criatividade em Pato Branco. Entre as entidades beneficiadas estão a Fundabem, Missão SOS Vida Nova, Remanso da Pedreira, Projeto Jojoca, Pastoral da Família da Matriz São Pedro Apóstolo, Lar dos Idosos, Apae e Apac.

Fazendo a diferença

A coordenadora do projeto, Ana Paula Pastorello, explica que a cada ano mais pessoas aderiram ao projeto solidário, seja trabalhando diretamente ou ajudando comprando os produtos ou doando de alguma forma. Atualmente, o Clube conta com cerca de 40 voluntárias trabalhando constantemente, no pavilhão anexo à Igreja São Francisco de Assis no bairro Bortot. Elas deixam seus compromissos pessoais para se reunirem diariamente afim de produzir principalmente as bolachas artesanais temáticas que já conquistaram um público fiel, mas também geleias de frutas, doces e molho de tomate, totalmente naturais, sem qualquer aditivo ou conservantes.

-- 3 Notícia --

As bolachas são produzidas para atender principalmente o período de Páscoa e Natal, e conforme Ana Paula, essa demanda tem crescido e os produtos Abrace já chegaram a todos os estados e até outros países, no caso das bolachas. “A nossa produção da páscoa, praticamente, foi toda vendida no ano passado até o natal. Nós temos demanda para vender 10 vezes o que a gente vende. Mas trata-se de um trabalho totalmente voluntário, em que esses mulheres dedicam o tempo possível”, conta a coordenadora, explicando que o trabalho totalmente manual exige atenção a detalhes e cuidados que limitam o volume produzido para que se mantenha a qualidade esperada e que torna as bolachas da Abrace diferenciadas. “As bolachas podem passar nas nossas mãos até cinco vezes até ficarem prontas. São diversas fases até chegar ao produto final”, explica Ana Paula. Mesmo assim, as voluntárias produziram 70 mil bolachas em 2023, viabilizando um repasse de R$ 50 mil a diversas entidades assistenciais de Pato Branco.

Responsabilidade social

Ela destaca, contudo, que esse repasse é condicionado à comprovação efetiva da contribuição social por parte dessas entidades. “ Esses recursos vão para as entidades, mas para projetos que a gente acha que realmente entregam socialmente o resultado”, esclarece.

-- 4 Notícia --

O processo de produção dentro do projeto é rigoroso e ancorado em um controle de qualidade do qual elas não abrem mão. Por menor que seja qualquer defeito em um dos produtos, este é prontamente descartado e substituído. Tudo é produzido em um ambiente cuidadosamente higienizado e bem equipado, tanto na sala de produção das bolachas quanto na cozinha.

O projeto também é totalmente autosustentável e não é financiado por qualquer outra fonte de recursos que não seja a própria produção reinvestida ou doações. O Abrace aceita doações tanto de produtos, como frutas e os tomates para a fabricação de geleias e doces e molhos, quanto de recipientes para acondicionar a produção.

Ivete Bolson, uma das coordenadoras do projeto, explica que a disposição que todas têm para trabalhar no Abrace vem da possibilidade de mostrar para as pessoas o quão maravilhoso é o trabalho voluntário, o quão importante é ajudar o próximo, e como, com pequenas ações diárias, podemos transformar a vida das pessoas. “Mais que ajudar, somos ajudadas, porque neste trabalho conhecemos pessoas, nos divertimos, trocamos experiências de vida, vemos que a vida passa mais leve quando estamos dispostos a nos doar. E somando tudo isso ainda podemos ajudar financeiramente entidades beneficentes da nossa cidade. Isso é nossa motivação”, afirma.

Para ajudar o trabalho do Grupo Abrace de Pato Branco, as voluntárias recebem doações ou pedidos pelo numero 46 99915-4461.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.