Atletas de Pato Branco participarão do campeonato mundial de tiro ao prato

Dois atletas de Pato Branco participarão em agosto do World Trapshooting Championships, o campeonato mundial de tiro ao prato. Marcelo Balbinotti e Evandro Chioquetta integrarão a delegação que representará o Brasil na competição, que acontece de 3 a 13 de agosto em Sparta, Estados Unidos.

A seleção nacional contará com, pelo menos, outros 43 atletas de várias regiões do Brasil, que também conquistaram índice para participar do torneio, promovido pela Amateur Trapshotting Association (ATA).

Esta é a primeira vez que ambos participarão da competição, a mais importante da modalidade. Em resumo, o tiro ao prato é uma modalidade onde o atirador precisa acertar o maior número possível de pratos, lançados ao ar automaticamente.

Evandro Chioquetta participará das disputas nas categorias trap single 100 e 200. Os números representam o número de pratos lançados ao ar. O atleta pratica tiro esportivo a dois anos e meio, e já foi vice-campeão brasileiro na categoria trap 100, classe B, e campeão brasileiro na categoria trap 50, sênior C.

Ambos os títulos foram conquistados em 2021, nas competições da Liga Nacional de tiro ao prato. “Primeiramente você precisa ser filiado a ATA, e você tem que conquistar alguns rankings das provas da Liga Nacional no Brasil, que é filiada a Associação Americana”, explica Chioquetta, sobre o caminho até chegar ao campeonato mundial.

“É bastante ansiedade. Por ser uma prova de um nível tão grande, com certeza terão muitos atiradores de nível elevado, então estamos fazendo treinamentos intensivos, principalmente nos últimos três meses, e a expectativa é boa, para conseguir, pelo menos, bons resultados”, disse o atleta, sobre a expectativa para o torneio.

Chioquetta é integrante do Clube de Tiro Pato Branco (CTPB) e do Clube Patobranquense de Caça e Tiro (CPCT).

Chioquetta foi vice-campeão trap 100 e campeão brasileiro trap 50 (Foto: Arquivo pessoal)

Marcelo Balbinotti participará das categorias trap single, trap double, handicap e percurso de caça. “Eu estou focado no double. O percurso de caça diz que é impressionante, você atira em um lago, tem uma floresta preparada pra isso”, conta o atleta.

Balbinotti pratica tiro esportivo desde 2017. Ele já foi campeão do playoff da Liga Nacional, em 2018 (classe A) e 2020 (classe AA), além de outras medalhas, tanto pela Liga Nacional quanto pela Confederação Brasileira de Tiro ao Prato (CBTE).

Em 2021, o atleta ficou de fora das fases finais da competição por problemas de saúde. Balbinotti integra o CTPB, mas neste ano representa o Clube de Caça e Tiro Tangará, de Tangará da Serra, Mato Grosso.

você pode gostar também
Deixe uma resposta