Autorizada a reforma do Cmei Criança Feliz de Pato Branco

Marcilei Rossi com assessoria

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Criança Feliz, do bairro Industrial, em Pato Branco passará por reforma, além de receber três novas salas de aula, ampliando assim, sua capacidade de atendimento. Ao final da obra, que foi autorizada na quarta-feira (24), o espaço contará com uma área de mais de 650,18m², e capacidade para 122 crianças.

“É inevitável falar que é mais uma demanda antiga da comunidade escolar que a nossa administração está atendendo, além de mais uma importante obra para o nosso município”, disse o prefeito Robson Cantu. “Investir na educação é dar condições de trabalho aos professores, com estrutura e infraestrutura, além de conforto para as nossas crianças, com espaço adequado para uma melhor aprendizagem”, complementa.

Serão investidos R$ 1 milhão do erário municipal e o prazo de execução da obra é de 150 dias.

O projeto prevê a remoção e substituição de todos os revestimentos, telhados, forro, parte elétrica, substituição de esquadrias, substituição de acessórios dos banheiros e lavabos. “Estamos planejando um reforço e reparo em toda a estrutura para garantir mais conforto para as nossas crianças e equipe pedagógica”, salienta e secretária de Educação e Cultura, Jusara Ritzman.

Ela revela também que para ampliar o número de vagas nas escolas municipais é necessário aumentar o quadro de professores. Segundo ela, sua pasta elaborou um Projeto de Lei, que está em análise do Departamento Jurídico da Prefeitura e logo seguirá para o Legislativo, “na educação infantil está previsto mais 62 professores”, afirmou a secretária.

Jusara explicou através do Departamento de Comunicação, que o número de vagas deve reduzir de 160 a 122 vagas na unidade, pelo fato de que na Cantinho Feliz somente serão atendidas crianças de zero a 3 anos, faixa etária que apresenta uma maior fila de espera na rede municipal. Já as crianças de 4 e 5 anos, vão permanecer na Escola Municipal Olavo Bilac.

Estrutura

Em outubro de 2021, o Diário do Sudoeste, publicou matéria lembrando que desde o início daquele ano a estrutura do Cmei Cantinho Feliz estava condenada, após a expedição de um laudo da Secretaria de Engenharia e Obras de Pato Branco. Os 160 estudantes, da unidade estavam alocadas na Escola Municipal Olavo Bilac, também no bairro Industrial.

Nessa quarta-feira (24), o Diário questionou o Departamento de Comunicação quanto a vigência do laudo condenado a estrutura, e a reforma anunciada.

De acordo com o Departamento, com a reforma, estruturas danificas, como as paredes com rachaduras e o telhado que apresenta problemas serão totalmente refeitos.

Em 2021, o Diário divulgou ainda que com relação a uma possível reforma do prédio condenado, nem a Secretaria de Educação e Cultura nem a de Engenharia e Obras acreditavam ser uma boa opção, visto que o local tem muitos pontos comprometidos e que, a construção de uma nova unidade sairia, muito provável, mais barato.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, no laudo emitido em 2021, os engenheiros observaram que o terreno estava sofrendo depressão, e que um novo laudo foi expedido, no qual afirma que o terreno estabilizou e não passa mais por esse processo, sendo necessário a realização de um muro de contenção.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.