Obras da praça que abrigará Casa Temática não seguem cronograma

Pelo Portal da Transparência do Município, obra deveria ter sido entregue em 17 de maio, conforme contrato firmado

Iniciada em fevereiro de 2023, a obra de construção de uma nova casa temática e revitalização da praça ao lado a Matriz São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, não deve ficar pronta até o prazo estipulado pela administração público que, inicialmente, havia anunciado a entrega da obra em até 120 dias a partir da data de início, ou seja, a entrega da casa temática e da revitalização deveria acontecer no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pato Branco, o secretário de Engenharia e Obras do município, Daniel Parcianello afirmou que o prazo de conclusão da obra deve se estender em mais 60 dias a partir da data de ontem (24 de maio).

Ainda, o Departamento apontou que a empresa responsável pela construção e revitalização, a L. RITA – EIRELI, de Dois Vizinhos, foi notificada devido ao não cumprimento do prazo. O valor do presente contrato do Município com a empresa vencedora da licitação, registrado com o número 362/2022, é de R$ 1.782.530,83.

Segundo o Portal da Transparência, a construção da Casa Temática com área de e 229,98m² e revitalização da Praça de Transição e Sacra com área de 2.230,00m² tem apenas 0,10% da obra concluída, sendo que a última medição foi realizada ainda em março deste ano. Até o momento, a empresa recebeu apenas R$1.782,53 referente a medição realizada em 27 de março.

Ainda, em divergência com a informação repassada pelo município de que a conclusão da obra aconteceria em julho deste ano, a informação presente no Portal da Transparência previa a conclusão para o dia 17 de maio de 2023.

Relembre

Em matéria publicada pelo Diário do Sudoeste em fevereiro deste ano foi apontado que, conforme o projeto apresentado ao Legislativo, em 2022, quando foi aprovado Crédito Especial para a obra, a Casa Temática seria alterada em grande parte, se não totalmente, o aspecto da praça atual, que foi entregue à comunidade em 2013, juntamente com a casa que foi consumida pelo fogo em 26 de fevereiro de 2021.

A nova casa será em estrutura metálica, beirais em madeira, telha de concreto e piso de madeira colada. O entorno será de vidro translúcido, buscando a conectividade visual interna e externa, para favorecer a multidisciplinaridade da obra e trazer o conceito de vitrine, com conectividade interna e externa, evidenciando as decorações e eventos, além de potencializar a interação da obra com o exterior. São 229,98m² de construção.

A casa deverá ser utilizada para diversas atividades culturais durante o ano, seguindo cronograma que deverá ser criado pelo Departamento de Cultura e a Secretaria de Educação e Cultura.

Foto: Augusto Dias

Praça

Além da construção da Casa Temática, a praça descrita pelo Município como de transição, também deve passar por revitalização.

O espaço que faz a ligação entre a rua Tocantins e a praça Presidente Vargas, deverá manter o acesso secundário para o templo. Serão 2.230,00m² de obra, preservados os elementos sacros, luminárias com placas em homenagem aos padres que passaram pela igreja e as oliveiras atuais deverão ser mantidas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.