Com frio intenso, Assistência Social pede à população que identifique moradores de rua

Ao observar um morador de rua, usuário de drogas ou álcool, Município orienta para que a população entre em contato com a secretaria para que possam ser atendidos

Nesta semana, com intuito de auxiliar população em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco traçou algumas medidas preventivas contra o frio extremo, previsto para estes dias.

Entre as estratégias, o município reforçou as parcerias com a Albergue Bom Samaritano e com a associação Missão SOS Vida. Dados divulgados pelo Município na tarde de ontem (29), revelam que desde a segunda-feira (26), 13 pessoas em situação de rua, foram alojadas no SOS Vida.

Barbara Slonski Delboni Padoan, secretária de Assistência Social, disse ao Diário do Sudoeste que “nós esperávamos um fluxo maior de mensagens avisando sobre moradores de rua. Ontem [quarta-feira] tivemos uma situação especial com uma pessoa que já é atendida por nós. Então, nesse caso, entendemos que o trabalho com ele não é pontual em relação ao inverno.”

A maior preocupação no momento, como aponta a secretária, é com casos de pessoas que se encontram em extrema vulnerabilidade e que são dependentes químicos ou usuários de drogas. “Sabemos que o álcool aquece e que por isso, eles podem utilizar ainda mais. O que pode alterar o discernimento deles com relação ao frio. A nossa preocupação é que eles se coloquem em um risco maior”, comentou.

Orientação

Para que todos que precisam recebam o acolhimento necessário, a secretária está solicitando a população em geral que fique atento ao andar pelas ruas e que, ao observar um morador de rua, um usuário de drogas ou de álcool, entre em contato com o município através do número (46) 99108- 4457, que também recebe mensagens por WhatsApp. “Pedimos que verifiquem onde a pessoa se encontra, sua aparência e que roupas está usando.”

Atendimento as famílias

De acordo com a secretária, famílias cadastradas no Cad Único, que se encontram em situação de vulnerabilidade e precisam de cobertores e roupas para se aquecer, já receberam mantas e roupas do município, ainda neste ano, em outras ondas de frio intenso. “Do que nós recebemos da Receita Federal e entregamos recentemente, priorizamos idosos, famílias com bastante número de crianças ou pessoas que tem uma deficiência.”

Ainda segundo Bárbara, diariamente, em entrevistas de cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, são entregues novas mantas, caso necessário.

Doações

Quem tiver interesse em doar roupas, cobertores, calçados ou alimentos, deve entrar em contato com a secretaria através do número (46) 3225-5544 ou ir até a rua Teófilo Augusto Loiola, no bairro Sambugaro.

No momento, roupas masculinas de inverno, meias e cobertores são os itens que mais estão em falta na secretaria.

Entrega de alimentos quentes

Hoje (30) a secretaria e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) distribuirão às famílias de extrema pobreza do município uma refeição. O cardápio, risoto. Além do risoto também serão entregues sopas, feitas com os alimentos arrecadados em outra campanha beneficente.

O cardápio para as próximas sextas será macarrão e escondidinho. Ja última semana de funcionamento do projeto, as voluntárias estão preparando uma surpresa na refeição.

“Cada marmita, com cerca de 700 gramas, será para duas pessoas”, explicou a secretária, comentando que para não faltar refeições, serão selecionados os que mais precisam. “Vamos usar o critério do cadastro único. Por isso, pedimos para que as pessoas mantenham os seus dados atualizados.”

A ação faz parte do projeto Sabores do Inverno, que acontecerá todas as sextas-feiras, data em que as voluntárias têm disponibilidade para produzir as marmitas e auxiliar o município nas entregas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta