Dala Costa e Thania sinalizam interesse na presidência do Legislativo pato-branquense

Cenário pode sofrer alterações no início da próxima semana, quando as tratativas sobre a questão aquecem

Em cumprimento ao regimento interno, o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco (PL), confirmou, para o dia 16 de dezembro, uma sessão especial para a eleição da nova mesa diretora da Casa de Leis, a qual exercerá a gestão no ano de 2023. Conforme o regimento interno, a eleição para a renovação da mesa, para o ano seguinte, será realizada às 13h30 do primeiro dia útil, após o término de cada sessão legislativa ordinária, independente de convocação.

Hoje, nos bastidores, há pelo menos dois nomes interessados em defender o pleito: Eduardo Dala Costa (MDB) e Thania Maria Caminski Gehlen (PP). Contudo, esse cenário pode mudar nos próximos dias. Alguns vereadores ouvidos pela redação do Diário do Sudoeste adiantaram que as tratativas em torno da questão devem ganhar força a partir de segunda-feira (12). 

Dal Costa tem o apoio do atual presidente da Casa de Leis, o qual disse, inclusive, que tem um compromisso de voto e apoio. “Como tive o voto dele para a minha presidência, houve um compromisso lá atrás. Vô manter essa posição”, expõe Zanco. O vereador MDBista contou que está dialogando com os demais pares. A ideia dele é viabilizar a eleição por meio de uma unanimidade. Para ele isso demonstraria coesão, pensamento coletivo e fortaleceria o Legislativo como poder.

Do outro lado, Thania confirma que tem interesse, mas explica que as conversas devem acontecer nos próximos dias. Ela busca o apoio dos vereadores que integram a base partidária. “Desde o começo do ano deixei bem claro que tinha esse interesse”, disse justificando que o pleito a presidência da mesa diretora seria a valorização da mulher na política.

Composição da mesa diretora

Conforme regulamenta o regimento interno da Câmara de Vereadores de Pato Branco, a mesa diretora é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Dos que compõe a atual formação, nenhum pode concorrer novamente ao mesmo cargo. 

A posse ocorrerá no primeiro dia útil de janeiro do ano seguinte, em horário a ser previamente definido pela mesa eleita.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.