Dia D da Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com o objetivo de promover a conscientização social para um trânsito mais seguro. Durante este período, são reforçadas as orientações sobre as responsabilidades e cuidados que motoristas e pedestres devem ter nas vias públicas.

Na manhã deste sábado 23 de setembro na Praça Getúlio Vargas ocorreu o dia D da Semana Nacional do Trânsito. Estiveram presentes o Depatran, Sest/Senat, 5ª Ciretaran, Policia Militar, Polícia Rodoviária Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Esta semana destaca a importância da segurança no trânsito, envolvendo toda a sociedade. O trânsito é composto por motoristas, motociclistas, pedestres e crianças que andam de bicicleta. Todos precisam participar ativamente para garantir um trânsito seguro. “Estamos realizando simulações e testes para que as pessoas compreendam os riscos e entendam a importância de não dirigir após consumir álcool ou quando estiverem cansadas. Antes de dirigir nessas condições, é essencial esperar e descansar”, comenta Flávia barros, Chefe da Delegacia da PRF em Pato Branco.

Etilômetro

Contudo, Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que o etilômetro pode detectar. Algumas questionam se alimentos como saladas com vinagre ou bombons com licor podem afetar o resultado. “Na verdade, o etilômetro detecta apenas bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e licor. Se alguém consome álcool à noite, é possível que o etilômetro ainda detecte o álcool na manhã seguinte. Como não podemos garantir quando o álcool sairá completamente do organismo, a melhor recomendação é não consumir álcool se for dirigir. Atualmente, a lei preconiza a tolerância zero ao álcool, desta forma é melhor não arriscar” complementa Flávia Barros.

O Sest/Senat fez simulações com um óculos que simula embriaguez, onde as pessoas que utilizavam o óculos puderam verificar os efeitos que causa o álcool ao condutor.

“Estamos apresentando o óculos que simula a embriaguez, uma iniciativa do Sest/Senat. Esse óculos também simula o efeito da sonolência, permitindo que as pessoas percebam a falta de reflexo quando estão sob o efeito do álcool. Portanto, isso evidencia que não se deve dirigir embriagado, pois os reflexos não funcionam da mesma forma. Estamos realizando essas atividades para conscientizar a população sobre os perigos de misturar álcool e direção”, disse Maria Gorete Girardi, Chefe do 5º Ciretran.

“Nesse esforço, contamos com a participação de diversos órgãos e entidades, e também com a sociedade como um todo, afinal essa é uma responsabilidade coletiva. O foco é a conscientização, tanto para pedestres quanto para motoristas. Ambos têm o dever de cuidar e respeitar um ao outro, trabalhando juntos por um trânsito mais seguro para todos”, afirma Maria Gorete.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.