Entidades de Pato Branco criam cartilha com orientações para uma doação consciente

Intenção do documento é que a população leve em conta alguns critérios antes de doar a fim de garantir o uso correto de recursos utilizados em causas sociais

Nesta sexta-feira (5) pela manhã, algumas entidades de Pato Branco, que fazem parte do grupo ‘Empreendedores da Solidariedade’, se reuniram na Casa da Indústria para lançar a ‘Cartilha Orientativa para Doadores Sociais’.

O documento tem por objetivo auxiliar doadores a escolher melhor onde aplicar os recursos que são utilizados para causas sociais. A cartilha, destinada às empresas e pessoas físicas, é gratuita. O documento com as dicas está disponível, também, no site do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes) — www. irdes.org.br.

São responsáveis pela criação da cartilha o Irdes, Casa de Apoio Gama (Gama), grupo de voluntárias Abrace, Família Rotária, núcleo do Observatório Social do Brasil em Pato Branco e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Importância da cartilha

De acordo com Cláudio Petrycoski, presidente do Conselho Consultivo do Irdes, a cartilha tem a intenção de despertar nos doadores um olhar mais crítico no momento da doação.

“Estamos doando há muitos anos, senão décadas, para entidades que devem, por obrigação moral, mostrar o que estão fazendo para depender menos da sociedade e tornar claro os efeitos sociais do que estão realizando. É algo há muito tempo pensado e refletido que, aos poucos, estamos materializando em ações para sustentabilidade das entidades e reflexões sobre os efeitos do que se doa”, explicou.

Segundo a secretária de Assistência Social de Pato Branco, Luana Varaschim Perin, é preciso refletir os critérios de doação e ficar atento a evolução das entidades beneficiadas. “A sociedade despertou para a importância da governança das entidades. Entendo que a Cartilha é um espelho dos anseios da sociedade em ter resposta, transparência e governança. É muito salutar e bacana. A iniciativa gerará impactos positivos relevantes”.

Por que utilizar a cartilha?

Ana Paula Pastorello, uma das coordenadoras do Abrace, explica que a cartilha dará à população, que costuma doar, as ferramentas necessárias para investir seus recursos de forma correta e consciente.

“Sentimos que as pessoas não querem mais doar, simplesmente por doar. Querem ver o que essas entidades estão fazendo e o que farão com o dinheiro doado. Nós, como entidade que destina doações, já sentíamos essa dificuldade em 2016,2017, quando surgimos. Na época doávamos o dinheiro a quem precisava e não tínhamos ideia para onde ele ia. Hoje, não doamos mais dinheiro, mas sim o serviço ou o bem”.

Abaixo, Cartilha Orientativa para Doadores Sociais:

Consultoria

Além da cartilha para os doadores, o Irdes também disponibiliza uma consultoria junto as entidades sociais do município. A ação tem por objetivo proporcionar que as próprias entidades tenham sua forma de monetização, sem ficar totalmente dependentes de doações.

A Casa de Apoio Gama, depois de receber o atendimento, inovou e implantou a loja de chocolates. Com a iniciativa, conta, hoje, com três formas de renda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.