Equipe Pato a Jato trabalha em projeto de carro urbano

A equipe de Eficiência Energética formada por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco, a Pato a Jato, está trabalhando atualmente em um projeto de veículo urbano elétrico e que possa atender todos os públicos, com destaque para a possibilidade e maior facilidade para o uso de pessoas com deficiência (PcD).

Fundada em 2009, entre os principais objetivos da equipe é buscar alternativas que melhorem os consumos de energia e também a mobilidade urbana, sendo que a Pato a Jato se tornou uma referência internacional em eficiência energética, possuindo o melhor marco latino-americana e a quinta colocada geral na categoria motores a combustão interna da competição Shell Eco-Marathon América.

De acordo com o diretor de execução da equipe e estudante de engenharia mecânica, Fernando Barbosa, o projeto do carro urbano teve início há aproximadamente dois anos e, atualmente, está na fase conceitual, de pesquisas e desenvolvimento da parte teórica que vai abranger o modelo, como ficará a estrutura do carro.

Para tornar o projeto possível, todas as pessoas que participam da equipe são envolvidas em algum estágio. No entanto, durante a fase teórica, estão participando em média 6 pessoas, além de dois professores-orientadores que auxiliam os estudantes quando surgem dúvidas ao longo do processo.

“A gente pensa em elaborar um carro que realmente esteja dentro das necessidades da sociedade, que a gente possa trazer o que a equipe traz há 13 anos, que é a eficiência. Também buscamos preparar um carro que preze pela descarbonização, então tem uma pegada de sustentabilidade e também que seja um carro voltado para as necessidades de Pessoas com Deficiência, então a gente quer abranger todos os tipos de público”, destaca Barbosa.

O modelo a ser desenvolvido pela equipe será diferenciado dos modelos de automóveis diariamente encontrados no município, sendo voltado para um ou duas pessoas, no mesmo estilo dos carros ‘smart’. “É um carro menor, compactado e a competição que a gente participa (Shell-Eco Marathon) tem uma categoria para isso e incentiva a fabricação desse tipo de carro, só que a gente tem o foco na competição e também na sociedade, a gente quer trazer algum benefício para a sociedade com esse veículo”, comenta.

Carro elétrico

 O estudante explica que a equipe da Pato a Jato acredita que o uso da combustão tende a diminuir no futuro e isso “implica em alternativas novas para o transporte, sejam carros elétricos, movidos a hidrogênio, vários outros meios de transporte”. Por isso, o projeto desenvolvido pela equipe pato-branquense deve ser elétrico.

“É um projeto que muda o que a gente vinha trabalhando desde 2009 que são carros movidos a combustão interna, seja a gasolina ou etanol, isso para nós implica também em outros diferenciais. Como a gente tem uma redução de peso bem grande com esse projeto e ele seja elétrico, a gente ganha em eficiência, ganha em vários sentidos”, explica.

Com o objetivo voltado a produzir um veículo urbano, próprio para transitar dentro da cidade, Barbosa destaca que esse fator limita a bateria, ou seja, não é necessário fazer uma bateria extremamente potente e a ideia é apenas garantir que a bateria seja menor e consiga percorrer a cidade.

Estimativa

De acordo com Barbosa, a expectativa de tempo para finalizar o projeto ainda é incerta. No entanto, a partir do ano que há a estimativa de ter o projeto físico inicial para que a equipe possa dirigir o mesmo. “A gente trabalha de uma forma que quer sempre uma evolução, então ano a ano a gente vai evoluindo. A ideia é que a partir do ano que vem a gente tenha pelo menos um projeto físico inicial, que tenhamos uma estrutura legal, que a gente possa começar a trabalhar de uma forma mais dinâmica”, pontua.

O modelo pronto estará disponível em aproximadamente três anos, pois ainda haverá etapa de fabricação, avaliação técnica e testes. “Após o projeto, a gente brinca que dentro da equipe dificilmente acaba, porque vamos evoluindo sempre e a ideia de um carro urbano é justamente isso, que a gente possa evoluir a cada ano e trazer uma mudança na sociedade”, conclui.

Processo seletivo

Voltado apenas para estudantes da UTFPR, a Pato a Jato busca por pessoas para auxiliar no projeto do carro urbano. Há possibilidades para todos os cursos da universidade.

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