Escritório de Pato Branco recebe menção honrosa em concurso nacional de arquitetura

Um projeto criado pelo escritório Michel Macedo Arquitetos, de Pato Branco, recebeu menção honrosa no concurso nacional promovido para celebrar o centenário do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

A casa Angicos foi um dos dez projetos reconhecidos na categoria destaque habitação. Destes, cinco receberam prêmio e cinco receberam menções honrosas. O anúncio dos vencedores foi realizado na última semana, na sede do IAB São Paulo, e transmitido ao vivo pela internet.

Em dezembro passado, o projeto do escritório de Pato Branco foi premiado na etapa estadual do concurso do IAB Paraná, o que garantiu a vaga na etapa nacional. O reconhecimento estadual também foi na categoria habitação.

O projeto da casa Angicos é assinado pelo arquiteto Michel Macedo, com a colaboração de Jean Grando e João Pedro Cecco.

Edificada em Francisco Beltrão, a casa é composta por materiais como tijolo aparente, vidro e concreto. “Isso porque desde o começo o desejo dos clientes é que ela fosse sustentável. Então as soluções que a gente adotou foram os materiais mais simples e tradicionais que a gente tem na região”, explicou Macedo ao Diário, ainda em dezembro de 2021.

Segundo o arquiteto, a casa foi projetada com a face leste para melhor aproveitamento da luz solar. A estrutura também favorece a ventilação natural, a reutilização da água da chuva para uso cotidiano dos moradores, como em vasos sanitários, e a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos.

Macedo avalia que este é um dos prêmios mais relevantes já recebidos pelo escritório. Além da etapa estadual e da menção honrosa no concurso do IAB, o escritório já se destacou em outros prêmios como o concurso para escolher o projeto da nova sede do Clube Curitibano, quando ficou entre os três finalistas, e o terceiro lugar no concurso nacional para escolher o projeto da praça dos três poderes, em Florianópolis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta