Feira apresenta cursos e projetos da UTFPR

A UTFPR, campus Pato Branco, está promovendo mais uma edição da sua feira de profissões, exposição das iniciativas desenvolvidas pelos vários cursos e projetos da universidade.

A feira começou nesta quarta (1) e segue sendo realizada nesta quinta-feira (2), no ginásio de esportes da instituição, das 8h ao meio dia, das 13h30 às 17h, e das 20h40 às 22h. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Com quase 30 anos de história em Pato Branco a UTFPR oferece 12 cursos de graduação, além de dois cursos de especialização e nove programas de pós-graduação, entre mestrados e doutorados. As informações são do site da universidade.

Na exposição, acadêmicos e professores apresentam aos visitantes informações sobre o conteúdo dos cursos, sobre o mercado de trabalho, além de projetos e programas institucionais.

No estande do curso de agronomia, um dos mais longevos da universidade, estão expostos insetos que integram os estudos de entomologia, exemplares de cultivares in vitro, exemplos de raízes de plantas como a soja, sementes de várias culturas, entre outros. “Sementes com tratamento, sem tratamento. Sementes produzidas aqui na UTFPR, como trigo e soja, na questão do melhoramento genético”, listou Heloísa Talian, estudante de agronomia.

“O objetivo é mostrar tudo que a gente desenvolve dentro do curso. São todas as áreas que a gente estuda, tanto insetos, como sementes, o cultivo de plantas, tudo que a gente aprende durante os cinco anos da graduação”, completou a estudante do curso, Jiane Klein.

A comunidade também poderá conhecer os protótipos de projetos como o Tubarão Branco, Pato Baja e Pato a Jato, grupos que desenvolvem veículos para competições universitárias e que já conquistaram vários troféus na área de desempenho e eficiência energética.

Há também um estande do projeto Pato Bots, grupo de robótica da universidade. “A equipe agrega alunos da engenharia de computação e engenharia elétrica. Temos diversos projetos voltados para competições, desde autônomos até projetos controlados”, explica Stanley Sfredo, integrante da equipe.

Integrantes do grupo de robótica Pato Bots, e alguns de seus projetos

Um dos projetos é um robô para uma competição onde é preciso derrubar o oponente de uma arena, de forma semelhante a uma luta. Também há um veículo autônomo que precisa percorrer um circuito no menor tempo possível.

O Pato Bots já possui dois troféus de segundo lugar na competição Robocore, além de um terceiro e um primeiro lugar na competição Face. Informações do grupo estão disponíveis no Instagram (@patobots).

Estande do curso de agronomia
você pode gostar também
Deixe uma resposta